RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

9/17/2019

Justiça cassa liminar que proibia abate de jumentos na Bahia

Estou entregando os pontos..... literalmente jogando a toalha..... este governo maldito e destruidor está abrindo as portas do inferno para os demônios..... não temos a quem recorrer... sinto um ódio imenso por todos os protetores, ambientalistas e veganos que votaram neste governo que prometeu e está cumprindo o terror para a vida animal  ..... Não estou dizendo que antes não havia desgraceira, mas,
a gente tinha a quem recorrer.... agora não temos.... não temos mais nada.... 
-------------------- 
Decisão ocorre na mesma semana em que frigorífico de Amargosa é habilitado para exportar carne para a China
O Tribunal Regional Federal concedeu nesta quinta-feira (12) uma decisão favorável aos frigoríficos da Bahia que abatem asininos, ou seja, jumentos. O TRF derrubou a liminar que proibia o abate deste tipo de animal em todo o estado.

A proibição estava em vigor desde dezembro do ano passado e atendia a uma solicitação de cinco entidades de defesa dos animais. Na época elas entraram com uma ação civil pública contra a União e o estado da Bahia. Entre outros argumentos, além de denúncias de maus tratos em um frigorífico de Itapetinga, as entidades destacavam a importância do jumento para a cultura nordestina.


As alegações das entidades tinham sido acatadas pela Justiça Federal na Bahia, em primeira instância. Assim, todos os frigoríficos do estado foram obrigados a suspender o abate de jegues. Estima-se que juntos eles geravam uma receita aproximada de mais de 40 milhões de dólares através do comércio da carne de jumento.


A proibição havia sido solicitada pela União Defensora dos Animais Bicho Feliz, o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, a SOS Animais de Rua, a Rede de Mobilização pela Causa Animal e a Frente Nacional de Defesa dos Jumentos.

Na decisão apresentada nesta terça-feira, o vice-presidente do TRF, Kassio Marques, entendeu que a liminar concedida pela juiza de primeiro grau fere a economia pública, por interromper atividades que impossibilitam a comercialização dos produtos e promove déficits na geração de emprego e renda.


Exportação
A reviravolta no processo acontece na mesma semana em que os chineses anunciaram a habilitação de 25 novos frigoríficos brasileiros. Eles receberam autorização para exportar para o país asiático.

Entre os novos habilitados, o único da Bahia era o Frigorífico Nordeste - Pecuária, Indústria e Comércio. Conhecido como Frinordeste, ele fica no município de Amargosa, e é um dos três frigorificos do estado especializados no abate de jumentos.

Os representantes do frigorífico acreditam que a habilitação para o mercado chinês reforça que o estabelecimento cumpre todas as regras exigidas para fornecimento de carne. “Isso reafirma nosso trabalho voltado para a excelência na produção. Temos todas as licenças exigidas para as indústrias, somos regularmente fiscalizados pelo Ministério da Agricultura, seguimos a legislação e as regras rigorosas do mercado internacional”, afirma Alex Bastos, diretor-executivo do frigorífico.

No período em que esteve em operação, entre 2017 e início de 2019, o Frinordeste chegou a ter 150 funcionários e a exportar mais de 200 quilos de carne de asinino por mês para outros países asiáticos.


A expectativa para a resolução do impasse é mantida ainda pelos representantes do município de Amargosa, que obtiveram na Justiça o fim da proibição. “O frigorífico é um empreendimento importante que fomenta e dinamiza a economia local. É a segunda empresa privada que mais gera emprego no município, e foi prejudicada por causa de problemas detectados em um frigorífico instalado em outro lugar. A reabertura tem um potencial grande de aumentar a produção e gerar mais contratações”, afirma Júlio Pinheiro, prefeito de Amargosa.

Um outro processo, de autoria da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, também em favor dos frigoríficos, está em andamento no TRF. Além da carne de jumento, os países orientais costumam usar várias partes do animal, inclusive como matéria-prima para as indústrias de medicamentos.

Desta vez, os chineses habilitaram ainda outros 24 novos estabelecimentos brasileiros para exportação. Entre eles estão 6 frigoríficos produtores de carnes de frango, 17 de bovinos e 1 de suínos. Todos receberam sinal verde para começar a exportar imediatamente, assim como já fazem outros 64 frigoríficos habilitados anteriormente.


9 comentários:

  1. ESSES DEMONIOS SÓ PENSAM NO DINHEIRO O RESTO QUE SE DANE

    ResponderExcluir
  2. será que vai demorar muito pra surgir um vírus letal pra acabar com toda a raça humana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara isso nunca aconteça ou morrerão também os bons, aqueles que protegem os animais porque a Terra precisa deles para ser salva.

      Excluir
    2. O planeta terra e animais não precisam de humanos,não importa que sejam bons ou ruins,somos uma doença letal .

      Excluir
  3. Melhor eutanásia todos
    Já que terão fim trágico

    ResponderExcluir
  4. Não, não me considero prejudicial ao Meio Ambiente, tenho feito a minha parte, sou feliz por causa disso e não faço parte do grupo que deseja o extermínio da raça humana porque faço parte dela e desejo morrer na hora certa, não antes. Conheço pessoas do bem que eu não gostaria de ver extintas por um vírus letal, fulminadas por um raio ou esmagadas por um meteoro porque gosto delas e admiro o trabalho que fazem pelos animais com inabalável coragem e fé. Não são anjos, claro, mas suas qualidades suplantam os defeitos, estou focada no melhor delas e no melhor de mim.Acho que o Planeta conta comigo para continuar fazendo o que faço e sendo o que sou, agradecendo a Deus em cada nova manhã pela chance de acordar outra vez, acreditando sem nenhuma dúvida e de todo coração, Nele.

    ResponderExcluir
  5. Malditos sejam todos que que colaboram com essa atrocidade: o governo da Bahia, o STF, os chineses e o povo que desvalorizou o jumento em troca de uma moto. Que todos aqueles que comerem dessa carne, morram em sofrimento.

    ResponderExcluir
  6. Para Sandra, não tenha medo de morrer, sim, seja boazinha mas tenha pena de milhares de animais que não são menos que você ou que eu. Lembre-se quando come um bife tão saboroso, pensa que saiu de uma árvore ??? NÃO... Ainda há pouco tempo era de um animal vivo, que nada de mal fazia... Foi morto para que você e outros milhões vivam alegres e talvez... com saúde. Talvez... com saúde, eu disse. A doença pode estar oculta, e de repente aparece. Não digamos, eu não faço mal, não mato animais. E o que faz para lutar contra Bolsonaro e outros que incendeiam a Amazónia e além de destruírem árvores, algumas com mais de mil anos ou mais, tiram a vida a milhares de animais, assando-os VIVOS, matando-os pela falta de água e alimento. E se fosse você ? talvez não gostasse, penso eu. SOMOS O VÍRUS DO MUNDO, se não fizermos nada pela saúde do Planeta TERRA, então que venha uma morte rápida, e outro renascer, para começarmos tudo pelo MELHOR. Estou farto deste mundo, de fantoches, assassinos, e corruptos. Vivem bem, e a morte de outros, ainda os faz rir com os amigos...

    ResponderExcluir

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪