O jovem que invadiu o Santuário de Primatas em Sorocaba (SP) e deu um cigarro a um chimpanzé faltou ao depoimento à Polícia Civil na tarde desta quinta-feira (22). Ele havia sido intimado a ir ao 2º Distrito Policial.
De acordo com a investigação, os policiais foram até a casa nele e não o encontraram. A mãe contou à polícia que a família está procurando um advogado e que a defesa irá entrar em contato.
O G1 tentou falar com o jovem, mas não houve retorno.
O G1 tentou falar com o jovem, mas não houve retorno.
Nas imagens, que viralizaram na internet, um jovem aparece conversando com outras pessoas enquanto o chimpanzé está com o cigarro aceso na boca. Eles também fazem piadas sobre o primata, que teria queimado a boca (veja abaixo).
O santuário registrou um boletim de ocorrência contra o rapaz por invasão e maus-tratos e o Ministério Público também abriu um inquérito cível, que pode se tornar uma ação.
De acordo com o promotor de Justiça Jorge Marum, a ação, que foi filmada e publicada nas redes sociais, configura maus-tratos contra animal. O presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB também foi à delegacia para acompanhar a investigação.
Em nota ao G1, o santuário informou que o chimpanzé que aparece nas imagens é o Cláudio, um dos mais de 50 primatas que estão no local. O animal passa bem. Ainda em nota, o santuário disse que está tomando todas as medidas legais para garantir que as pessoas responsáveis sejam punidas. Além disso, garantiu que a segurança no local será reforçada.
O santuário explicou também que uma cerca que delimita a área do espaço foi forçada. No mesmo local foram encontrados restos de fumo, mas não foi possível identificar se era de cigarro normal ou algum tipo de droga. Todas as janelas dos recintos que fazem limite com as propriedades vizinhas foram fechadas.
O complexo fica na zona rural de Sorocaba e é rodeado por sítios. O santuário é filiado ao projeto GAP, uma ONG internacional que é reconhecida pelo seu trabalho de resgate aos animais em situação de maus-tratos.
Repercussão
Nas redes sociais, o vídeo causou indignação. A ativista Luisa Mell repostou as imagens afirmando que o santuário foi invadido por dois criminosos, que deram "cigarro de maconha" para o chimpanzé.
"Esses animais vieram de circo, de zoo...todos vítimas de maus-tratos...são quase humanos, que foram escravizados durante toda a vida para nosso entretenimento. Deixem os animais em paz!", escreveu. A postagem teve milhares de comentários de pessoas condenando a atitude dos rapazes.
Fonte: G1
Fonte: G1
#prisaoperpetuaaquemmaltrataplantas,animaisnao-humanos,as aos 4,5 ventos dos 4 cantos do Planeta Terra!!!!!!!
ResponderExcluirO sujeito que aparece no vídeo pode ser até retardado, mas não é nenhuma criança, sabia muito bem o que estava fazendo. Afinal, o que está tornando as pessoas tão idiotas? Drogas, consumo de carne, radiação do microondas e do celular, doença mental? O mundo não precisa de gente inútil como essa!
ResponderExcluirExatamente! Se é demente que vá para uma cela em clínica psiquiátrica e fique por lá, a natureza e as pessoas sãs agradecem.
ResponderExcluir