RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

11/25/2019

Veado-vermelho cobre sua galhada com veludo para acasalamento

Gente, que troço espetacular...... bichos são incríveis....
-----------------
Um veado-vermelho e sua enorme galhada plenamente desenvolvida para a época do acasalamento. Note que a galhada está coberta de veludo. Isto é devido ao fato que os chifres dos cervídeos são, em verdade, estruturas ósseas cobertas de pele vascularizada.

No entanto, quando se aproxima o
inverno, o fluxo sanguíneo é interrompido na área e a pele cede deixando ver os ossos, que então caem coincidindo com o inicio do inverno. Neste período, quando as noites se tornam mais longas, o organismo diminui a produção da testosterona e consequentemente também o desenvolvimento da galhada.


Devido ao seu grande formato, a superfície relativa e o peso do "chifre" resultam em grande perda de calor e de energia, respectivamente, para o animal. Assim, a queda ajudará na maior retenção de energia e calor, ajudando a manter mais constante a temperatura do corpo.

No fim do inverno, a galhada dos veados começa a crescer novamente, já que é necessária para seleção no acasalamento e nas lutas entre machos. Penso que, existindo circulação na área da galhada, existem também terminações nervosas, o que tornam as lutas de machos ainda mais terríveis. Também serve para explicar as diferenças entre os "chifres": os cervídeos tem galhadas ósseas que caem uma vez por ano; os bovídeos tem "cornos" queratinosos que duram a vida toda.

Fonte: Facebook Luis Cláudio

Um comentário:

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪