Os biólogos não concordam com estas ações porque os animais perdem sua capacidade de correr atrás de sua sobrevivência. Faz sentido porque, numa fatalidade com o alimentador, os animais vão ficar como? Agora, quem resiste? é uma sensação maravilhosa, até porque os humanos estão invadindo o habitat de todos os animais lhes negando toda sobrevida, né mesmo?
----------
Um morador de Itanhaém, no litoral de São Paulo, registrou uma situação inusitada em sua residência. Há cerca de 15 dias, ele recebe diariamente a 'visita' de cerca de 100 aves em seu quintal, conhecidas como maritacas.
O motivo da presença desses animais são as frutas colocadas todos os dias nos galhos das árvores da casa do autônomo Marcelo Mantu, de 49 anos. Em entrevista ao G1, ele relatou que utiliza 15 kg de frutas e sementes por dia para alimentar as aves, e que todo o alimento é comprado por ele. "Sou um grande admirador da natureza e os pássaros e aves me encantam. A natureza responde tudo que você a oferece. Isso me fascina", diz.
Apaixonado pelo meio-ambiente, o autônomo conta que alimenta pássaros há mais de 5 anos em sua residência, localizada no bairro Cibratel I. No início, percebendo que uma grande quantidade de pássaros de diferentes espécies sobrevoavam sua casa, ele resolveu colocar banana e mamão no galho de uma árvore do seu quintal.
"No primeiro momento desciam uns quatro pássaros. Mas, há cerca de três anos, os periquitos revoavam pela minha casa. Percebi que não tinha estrutura para todos descerem, então resolvi plantar uma árvore aroeira, que tem grandes galhos", explica.
Segundo relata Marcelo, após a plantação da árvore, na primeira revoada das aves, todas desceram até o seu quintal. "Tem quase 100 pássaros que revezam para se alimentar na minha casa todos os dias. É uma coisa linda, eu agradeço muito a Deus por ter essa oportunidade", relata.
Além da árvore aroeira, Mantu conta que também tem plantada em seu quintal uma jabuticabeira e outras espécies arbóreas, todas com o objetivo de oferecer qualidade de vida aos animais.
De acordo com o veterinário André Luís Andrade, essas aves são conhecidos como maritacas. "Se a pessoa colocar fruta, eles sempre vão lá. Ao invés de deixar o animal em gaiola, pode atrair a ave até a casa e mantê-la livre. Além disso, as frutas não atraem pombos. É um bom exemplo a ser seguido", destaca. "Eu fico impressionado. São diversas espécies que aparecem aqui, até mesmo sabiás. É muito gratificante", finaliza Mantu.
Fonte: G1 - TV Tribuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário