RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

10/22/2018

Jacarés que vivem em lagoa urbana de MS são removidos para evitar ataques; cachorro foi morto em maio deste ano

Realmente, os jacarés soltos atacam cães e gatos para alimentação.... pássaros idem..... É a tal lei da sobrevivência que vivo questionando o Criador sobre tamanha falta de humor....
------------------
Dois cães já foram mortos pelos jacarés que vivem na Lagoa Maior, em Três Lagoas (MS). Segundo o MPE, presença
dos animais na lagoa conflita com a convivência de humanos próximos ao local.

Doze jacarés estão sendo removidos da Lagoa Maior em Três Lagoas (MS), a 326 km de Campo Grande. A transferência dos animais para ambientes mais seguros começou na última quarta-feira (17). A medida é uma exigência do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul.

Não há registro de ataques a humanos, mas em maio deste ano, o cachorro de uma criança que brincava na água foi morto por um jacaré de quase 2 metros de comprimento (veja vídeo). Outro caso semelhante foi registrado em 2017. Após o ataque, o Ibama analisou a retirada dos animais da lagoa.

A decisão do MPE que determinou a retirada dos jacarés pela Prefeitura de Três Lagoas, foi para evitar possíveis ataques: "A presença dos animais está conflitando com a participação dos humanos, existindo risco para ambos".

A captura é feita por auxiliares de pesquisa da Embrapa Pantanal, que usam iscas de carne para atrair os jacarés de papo amarelo. O tamanho da lagoa que fica no centro da cidade, dificulta a localização dos animais, por isso o uso das iscas.

Segundo a Secretaria de Meio ambiente do município, não há previsão de quando todos os jacarés que vivem na lagoa serão capturados. Os animais encontrados até agora devem ser transferidos em 40 dias.

O biólogo Flávio Gardim, explica que além de retirar os jacarés, o município também monitora a procriação dos animais: “Em 1 ano foram retirados 40 ovos, em 2017 foram mais de 60. Esse monitoramento evita o surgimento de novos ninhos e consequentemente o nascimento de filhotes”.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪