RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

2/14/2018

Doação de sangue para cães e gatos

Sei que clínicas veterinárias costumam ter um cachorro abrigado para fazer doação de sangue.....
------------
Como na medicina humana, a transfusão de sangue em animais também é comum. Transfusões sanguíneas fazem parte do tratamento de diversos problemas, como insuficiência renal, doença do carrapato e verminoses. Em Venâncio Aires não existe banco de sangue, mas sim um cadastro de animais doadores mantido pela clínica veterinária Quatro Patas.

De acordo com o médico veterinário responsável pela clínica, Luciano Frozza, são cerca de 20 animais - entre cães e gatos - cadastrados e aptos a doarem sangue de forma regular. 'Para evitar o estocamento de sangue, os animais doadores apenas são solicitados em casos de emergência. É importante a conscientização dos proprietários de animais para a doação, pois não há contra indicações para um animal saudável doar sangue', informa Frozza.

O doador canino deve ter entre um e oito anos, ser castrado, pesar mais 25kg, ser vacinado, livre de parasitas e testado para algumas doenças infectocontagiosas. O volume a ser doado por um cão pode chegar a 450ml ao mês. Felinos devem ter entre um e seis anos e preferencialmente pesar mais de 4,5 quilos, o volume doado pode chegar a 70 ml a cada 30 dias.

'O sangue é colhido da veia jugular, normalmente sem necessidade de sedação, em bolsas próprias com anticoagulantes', destaca o veterinário. Após a transfusão, segundo ele, os sintomas de melhora são evidentes, mas os resultados podem ser mais bem avaliados com a realização de um hemograma 24 horas após a transfusão. O custo por transfusão é de R$ 300.

Tipos sanguíneos 
Os gatos têm três tipos sanguíneos (A, B e AB) e só podem receber sangue compatível com o seu. Já o sangue canino é classificado em oito grupos. Numa primeira transfusão, cães podem receber sangue de qualquer doador saudável. A chance de ocorrer uma reação é baixa. A partir da segunda transfusão, o cão só pode receber sangue compatível com o seu.

FONTE: folhadomate

2 comentários:

  1. Ué, se o sangue é doado, ele cobra o que? Já que uma bolsa de sangue de cachorro ou gato custa 300 reais e o veterinário não cobra pelo procedimento, só o valor do sangue que é comprado.

    ResponderExcluir

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪