RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

1/28/2018

Ativistas protestam no Porto de Santos que volta a embarcar gado para Turquia

Como todos ficamos sabendo, o Porto de Santos tinha suspendido o embarque de animais vivos. E como afirmei, os interessados nas exportações não iam deixar barato..... Tanto que o Porto suspendeu a decisão conforme as matérias abaixo. Daí, ativistas foram para lá na sexta-feira para se manifestarem... Se quiserem ver mais vídeos cliquem AQUI .
---------------

No início da noite desta sexta-feira (26), um pequeno grupo de ativistas da ONG VEDDAS foi até a cidade de Santos, onde estão sendo carregados milhares de bovinos. Os animais viajarão por cerca de 15 dias em péssimas condições no navio chamado NADA – o maior do mundo para esse tipo de transporte – para a Turquia onde terão suas gargantas cortadas.

A ação dos ativistas consistiu em usar seus próprios corpos como obstáculos para tentar retardar a chegada das carretas trazendo os animais ao Porto de Santos. Eles estavam munidos apenas com cartazes, faixas e canos de PVC, utilizados para união dos braços de todos, conforme pode ser conferido no vídeo abaixo.

Em questão de minutos, a Guarda Portuária (espécie de polícia que atua apenas em portos) chegou e iniciou-se um pequeno tumulto. Com cacetes em mãos e mostrando despreparo diante de crises, um dos guardas chegou a perguntar para o ativista George Guimarães, presidente da ONG VEDDAS, se ele havia reconhecido a própria mãe no caminhão carregado de bovinos. O insulto foi registrado em vídeo.



==================
Vista-se

Após reunião realizada nesta quinta-feira (25), a ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) decidiu liberar o embarque de animais vivos no Porto de Santos.

A CODESP (Companhia Docas do Estado de São Paulo), que administra as operações do porto, se apressou em emitir uma nota à imprensa afirmando que os embarques estão autorizados e que serão feitos novamente no navio chamado NADA, de bandeira panamenha. O navio NADA está ancorado no Porto de Santos desde quarta-feira (24), conforme noticiamos na ocasião (relembre aqui).

A prefeitura de Santos não se pronunciou até o fechamento desta matéria, mas provavelmente não manterá o compromisso que havia fechado de não permitir carretas com animais vivos circulando pela cidade (relembre aqui). Como a liberação veio de um órgão federal, provavelmente o município não terá voz ativa.

Assim, o maior navio de transporte de carga viva do mundo, o NADA, está pronto para receber mais 27 mil animais que terão suas gargantas cortadas na Turquia.

Abaixo, nota da CODESP à imprensa:

Um comentário:

  1. Então não adianta David lutar contra Golias porque a pedra não atinge sua cabeça dura e anjos derrotados são a imagem do Apocalipse e do final dos tempos?!?! Mas foi assim exatamente com o segmento majoritário que zombava dos abolicionistas enquanto estalavam o chicote no lombo do negro amarrado, castigado sem culpa. Enquanto superlotavam os navios negreiros para as longas viagens sem volta, onde doentes eram lançados ao mar, ainda vivos e onde mães desesperadas apertavam no peito seus bebês, sem saber até quando. Acontece que não apenas David luta contra Golias, mas Deus luta com ele. Acontece que anjos derrotados são substituídos por anjos vencedores, incansáveis e poderosos que não desistem de defender seres vivos, do mesmo modo que não abdicam de crianças e velhos, pretos ou brancos. Não importa por quanto tempo ainda perdure essa escravidão, ela terá fim e ouviremos falar dela como a tsunami que passou destruindo vida pacatas e serenas que queriam, precisavam e tinham o sagrado direito de VIVER. Apesar dos estragos que causou, conseguiu estabelecer em definitivo uma Nova Era de respeito à existência de todos os seres, de compaixão e proteção a todas as espécies. “Já não é mais possível dizer que não sabíamos” o quanto animais sofrem, porque são conscientes tanto quanto nós. Já não é mais possível respirar junto de correntes, algemas, senzalas, chicotes e jaulas, porque escravidão já era e gigantes escravocratas, também.

    ResponderExcluir

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪