RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

8/31/2019

Cães e gatos resgatados em Brumadinho serão colocados para adoção

Tomara que todos tenham um bom destino....Que os anjos os encaminhem....
-------------------
Cães e gatos resgatados em Brumadinho poderão ser adotados durante a Feira de Adoção promovida pela Vale no dia 31 de agosto, das 9h às 13h, na Fazenda Abrigo de Fauna. O evento, aberto ao público em geral, contará com mais de 70 cães e 25 gatos, adultos e filhotes, que estão vacinados, castrados e vermifugados. 


Em janeiro deste ano, uma barragem da mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, localizada em Brumadinho, se rompeu, atingindo a área administrativa da empresa e a comunidade da Vila Ferteco. A tragédia deixou milhares de mortos. Muitos animais também morreram, mas mais de quinhentos foram resgatados, entre mamíferos, aves e répteis.


Dentre os animais disponíveis para adoção neste sábado estão aqueles resgatados nas áreas em contato com rejeito e também os que foram levados pela comunidade para o acolhimento pela Vale.

As atividades de resgate, salvamento e cuidado dos animais atingidos em Brumadinho e proximidades são realizadas por mais de 20 equipes de veterinários, biólogos e profissionais de várias áreas do meio ambiente. Os atendimentos são realizados seguindo as premissas de protocolos técnicos e sanitários elaborados pelo CRMV, pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e pelo IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária).


Na época do rompimento da barragem, o E+ acompanhou o resgate dos animais e o trabalho da equipe da Defesa Civil na tentativa de salvar os bichinhos. 

Até o momento, 106 animais resgatados e acolhidos pela Vale foram devolvidos para seus donos. A empresa realizou uma campanha local para que os tutores identificassem os animais resgatados. A ação foi realizada por meio de carro de som, spots de rádio e também com livretos de fotos distribuídos nos pontos de atendimento em Brumadinho. 


A espera de um novo lar 
A Feira de Cães e Gatos, parte do acordo firmado junto ao Ministério Público de Minas Gerais, tem como objetivo conseguir um novo lar para os animais abrigados pela Vale na Fazenda Abrigo de Fauna e no Hospital Veterinário. Os animais adotados também receberão acompanhamento durante os seis primeiros meses para verificação das condições do novo lar. 

Os candidatos à adoção passarão por entrevista e receberão uma cartilha sobre guarda responsável. Os interessados devem apresentar comprovante de residência e documento com foto. 


Atualmente, mais de 500 animais, entre espécies domésticas e silvestres, estão na Fazenda Abrigo de Fauna. O local foi alugado pela Vale e possui instalações adequadas para acolher animais domésticos e silvestres, tais como ambulatório, farmácia, canil, gatil, currais, galinheiro e lagos. A Fazenda passou por vistoria do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), pelo CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) e pelo MPMG (Ministério Público de Minas Gerais).

Fonte: Bonde

2 comentários:

  1. Essa sim foi uma tragédia ambiental imperdoável e não deve ser esquecida nunca, pois muitas vidas foram perdidas. Tenho certeza de que muitos desses animais estão para adoção porque seus donos morreram na tragédia, motivo pelo qual eles não foram procurados. Adotar e cuidar bem deles será uma forma singela de homenagear aqueles que se foram. Mesmo com muitos, eu adotaria mais um e ele se chamaria Brumadinho, se não estivesse em outro estado.

    ResponderExcluir

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪