RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

5/02/2019

Família de secretário da Pesca tem multa relacionada a peixe em risco de extinção

Jorge Seif Junior pediu a suspensão da lista de espécies ameaçadas; ele diz que pai não tinha conhecimento da carga

Em nome da família de Jorge Seif Júnior, atual secretário de aquicultura e pesca, há pelo menos dez multas ambientais, a maior parte por infrações de pesca, segundo levantamento da Folha. A mais grave delas é pelo transporte de mais de 12 mil kg de cherne-poveiro, espécie
classificada como criticamente em risco de extinção

Partiu de Seif Júnior o pedido de suspensão da lista de animais aquáticos ameaçados.

A JM Seif Transportes Ltda., empresa de Jorge Seif, pai do secretário de pesca, foi multada pelo Ibama em R$ 300 mil, em 18 de agosto de 2014, pelo transporte, no Rio de Janeiro, do cherne-poveiro, que não poderia ser pescado.

O empresário Jorge Seif (cinza), o presidente Jair Bolsonaro, e Jorge Seif Júnior, secretário da Aquicultura e Pesca - Reprodução/Twitter

À época, vigorava a instrução normativa 37/2005, do MMA (Ministério do Meio Ambiente), assinada pela então ministra Marina Silva, proibindo por dez anos a captura e comercialização do cherne-poveiro (Polyprion americanus), que já constava na lista de 2004 de animais ameaçados.

Mesmo com a proibição —motivada pela redução de 90% na abundância da espécie—, a captura e o comércio do peixe  não eram incomuns. Segundo um levantamento de 2014 da ONG SOS Mata Atlântica, era possível achar o cherne-poveiro à venda no Rio de Janeiro.

A multa pelo transporte da espécie criticamente ameaçada de extinção, segundo a lista mais recente de animais aquáticos em risco, ainda não foi paga pela JM Seif Transportes Ltda.

A infração mais recente levantada pela Folha diz respeito à pesca de 24 mil kg de tainha (Mugil liza) em área proibida com o barco Mtanos Seif. Desde 2015, há um plano de gestão para uso sustentável e pesca da espécie.

Outras infrações associadas à família de Seif Junior dizem respeito à pesca em período de defeso (proteção de espécies em fases críticas de ciclo de vida, como a época de reprodução), comercializar indivíduos com tamanho inferior ao permitido por lei, pesca sem autorização, pescar e descaracterizar espécie de tubarão e realizar, sem licença, obra para um cais de concreto sobre o rio Itajaí-Açu, em Santa Catarina.

A família Seif é proprietária de uma frota de embarcações e conhecida no universo pesqueiro brasileiro pela ação da empresa de Jorge Seif, a JS Captura e Comércio de Pescados Ltda.

Seif Junior era ativo na empresa da família até assumir a Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP). 

FONTE: folha.uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪