RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

5/08/2019

Chimpanzé Black é transferido para o Santuário dos Primatas em Sorocaba

Sinceramente, não consigo aceitar este Santuário de pedras e que procria chimpanzés......
------------------
Decisão do TJ-SP determinou a transferência do animal até o dia 8 de maio. Falta de convívio com a espécie no zoológico é um dos argumentos do pedido, feito por entidades da causa animal.

O chimpanzé Black foi transferido do Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de
Barros" para o Santuário de Grandes Primatas, em Sorocaba (SP), no início da tarde desta segunda-feira (6).

Uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou a transferência do animal para o santuário até o dia 8 de maio. Como o zoológico não abre de segunda-feira, esse foi o dia escolhido para o procedimento. A falta de convívio com a espécie foi um dos argumentos do pedido de transferência, feito pela Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda) e pela Associação Sempre Pelos Animais, de São Roque (SP).


Chimpanzé Black é transferido para o Santuário dos Primatas em Sorocaba
A transferência é discutida na Justiça há mais de um ano. Em primeira instância, a mudança foi negada, mas agora uma nova decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo foi favorável.

Ao som de "Fica Black", cerca de 12 manifestantes foram ao zoológico por volta das 8h15 da manhã para tentar impedir a entrada do caminhão que faria o transporte de Black. A Guarda Civil Municipal (GCM) separou os manifestantes e o veículo entrou no parque.

Funcionários do zoológico e representantes do santuário usaram uma gaiola para fazer a transferência do chimpanzé. Para que Black pudesse entrar nela, colocaram alimentos dentro. A ideia era que ele entrasse de livre e espontânea vontade para que não fosse necessário uso de sedação, já que o animal é idoso e tem cerca de 50 anos.

'Cordão humano'
Herbert Rudolfi, líder dos manifestantes, explicou que estudantes de veterinária e biologia e biólogos fizeram parte do "cordão humano" e acompanham o caso desde o início.

"Isso só vai trazer risco para o animal, ele vai ficar estressado. No zoológico ele pode ter uma vida tranquila, tirar ele daqui é fazer ele passar por um sofrimento desnecessário. É uma mudança drástica", diz.

"No zoológico ele vive em situação de isolamento, no santuário ele vai ter contato com outros animais. Ele já esteve no santuário e teve um bom histórico. O recinto do Black já está preparado para recebê-lo no santuário, ele vai ter paz", comenta Luciano Ferro, representante jurídico das entidades que solicitaram a transferência.

Grupo protesta contra transferência de chimpanzé de zoológico para santuário
Segundo Jorge Marum, promotor do Meio Ambiente, a decisão judicial tem que ser cumprida, mas pode haver discussão no processo, ou seja, a reversão dessa decisão.

"Não é uma decisão definitiva, é uma liminar. O processo continua, vão ser colhidas provas, vão ser ouvidos especialistas para que a decisão seja tomada com respaldo técnico da melhor forma possível", explica o promotor.

No domingo (5), último dia de visitação, centenas de pessoas foram até o recinto para se despedir de Black. Ativistas que são contra a transferência também fizeram uma manifestação. Eles entregaram uma fita preta em sinal de luto e colheram assinaturas em um abaixo-assinado que deve ser entregue à Justiça.

Resgatado de circo
Black chegou ao zoo de Sorocaba na década de 1970, quando foi resgatado de um circo. Segundo os veterinários do local, ele teve duas companheiras. Desde que a última morreu, há cerca de 10 anos, Black vive sozinho.

Segundo Marum, a promotoria deu parecer favorável para a transferência e fez reuniões entre o grupo e o Legislativo para viabilizar o cumprimento da decisão.

"Ele [Black] é idoso, já trabalhou em circo, está solitário e também já está há muito tempo no zoo. Penso que seria uma aposentadoria merecida. Claro que também levei em conta os laudos técnicos anexados ao processo", diz.

Santuário de Grandes Primatas
O santuário em Sorocaba é uma propriedade particular, mantida por sua família fundadora, e é afiliado ao Great Ape Project/Projeto dos Grandes Primatas (GAP).

Em 2014, Black esteve temporariamente no santuário, a pedido do próprio zoológico, para manutenção de sua jaula.

Segundo ativistas, o período em que o animal passou no santuário foi importante para a socialização com outros membros da espécie, inclusive ele conquistou uma "amiga" chamada Margarete.

Fonte: G1

6 comentários:

  1. Como assim "procria" animais??? Explica melhor aí, por favor!!! Que santuário é esse? Então qualquer criatório pode se autodenominar "santuário" e daí tá liberado pra fazer o que quiser? Bom, neste país, nada mais se pode duvidar. A "criatividade" dos desgraçados exploradores de animais é infinita!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresinha, venho questionando atitudes do GAP há muitos anos. Leia algumas das nossas postagens:
      http://www.ogritodobicho.com/2017/02/chimpanze-foge-de-santuario-e-mobiliza.html


      http://www.ogritodobicho.com/2016/07/santuarios-esta-na-hora-de-descobrir-o.html

      http://www.ogritodobicho.com/2010/09/santuario-dos-grandes-primatas-gap-e.html

      Excluir
  2. https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10213904869911787&id=1110113061

    ResponderExcluir
  3. Chega de zoológicos! Black está feliz e tranquilo no GAP

    ResponderExcluir
  4. Tô entendendo não, o chororô da turma da Proteção, parece que o Black vai para a forca e se for para viver no GAP, melhor que o ZOO ou será que Zoo agora virou paraíso dos animais?!

    ResponderExcluir
  5. Ele com certeza estará bem melhor no Santuário. Bichos foram criados para viver na natureza e não dentro de jaulas, expostos a visitação pública, para o deleite de humanos tolos, e sem sentimento de amor....

    ResponderExcluir

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪