RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

3/18/2019

Gatos ouvem as vozes de seus donos, mas escolhem ignorá-los

Acho tão engraçado estes pesquisadores tentarem entender os gatos..... Gatos não são para serem entendidos e sim sentidos e adorados.... Simples assim.....hehehe...
-----------------
Pesquisadores japoneses realizaram experimento com vinte gatos domésticos

Que os gatos podem ser criaturas fofas e carinhosas todo mundo sabe. Mas, de acordo com um novo estudo publicado no
periódico Animal Cognition, os felinos são criaturas orgulhosas, já que eles deliberadamente ignoram as vozes de seus donos, mesmo ouvindo e distinguindo sua fonte com clareza.

Conduzido por pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, o estudo tirou conclusões a partir de um experimento realizado com vinte gatos domésticos. Para o trabalho, foram usadas gravações das vozes dos donos dos felinos chamando seus bichinhos.

Os cientistas também utilizaram três gravações de pessoas desconhecidas chamando os animais, nas quais os participantes eram instruídos a usar as mesmas palavras que os donos dos felinos.

Com a ideia de medir a reação dos gatos, os pesquisadores decidiram registrar qualquer sinal vindo deles, como o movimento da cabeça, cauda, patas e orelhas. Além disso, mediram a dilatação da pupila e a frequência com que os felinos miaram.

Observou-se que os bichanos reagiam significadamente mais às vozes de seus donos do que a de desconhecidos. Porém, em nenhuma das tentativas do experimento os animais levantaram para procurar seus donos.

“Esses resultados indicam que os gatos não respondem ativamente com comportamento comunicativo aos proprietários que os chamam, mesmo que possam distinguir as vozes de seus donos”, escreveu os pesquisadores responsáveis, Saito e Shinozuka.

“Essa relação entre gato e dono contrasta com a dos cães", diz o estudo. O comportamento dos gatos pode ser explicado pela domesticação precoce da espécie, que foi diferente do processo dos cães com os humanos.

Segundo análises genéticas recentes, o ancestral comum do gato doméstico moderno foi o Felis silvestris, uma espécie de gato selvagem que teve o primeiro contato com os humanos há cerca de 9 mil anos. Foi só então que os gatos passaram a ser domesticados.

FONTE: revistagalileu


3 comentários:

  1. É que, como humanos falam pelos cotovelos, os gatos preferem solenemente ignorá-los porque nem sempre estão a fim de perder tempo dando atenção pra eles e só abrem a boca quando têm certeza do que vão miar. São sábios.

    ResponderExcluir
  2. Meu gato nunca me ignorava, bastava ele ouvir minha voz que já vinha correndo. Foi o gato que mais amei na minha vida.

    ResponderExcluir
  3. Tá certo Sheila, gato é para ser adorado.
    Inteligentes, lindos, elegantes, gato tem classe, dignidade, tudo de maravilhoso

    ResponderExcluir

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪