Demorou, mas, graças a Deus saiu tudo bem....
-----------------
O Corpo de Bombeiros divulgou um vídeo com o resgate do filhote de baleia-franca em Garopaba, no Sul catarinense, que estava preso em uma rede de emalhe. As imagens mostram os socorristas cortando o material que prendia o animal. O resgate foi feito na quinta-feira (23).
O animal foi visto pela primeira vez com a rede em Florianópolis na quarta (22), na praia do Pântano do Sul. Nesse dia, a equipe já tentou fazer a retirada do objeto, mas não foi possível. Na manhã de quinta, o filhote foi novamente visto, desta vez na Praia Central de Garopaba. Ele foi avistado por pescadores.
O mamífero, que tem entre cinco e seis metros, estava acompanhado da mãe, que tem 14 metros de comprimento. A proximidade dela, que tentava proteger o filhote, dificultou o trabalho da equipe. Duas embarcações, uma da Polícia Federal e outra de pescadores, foram usadas no resgate. A equipe se aproximou do filhote com um bote do Corpo de Bombeiros. Segundo a associação, foram necessárias três horas de trabalho para que a rede fosse cortada e removida totalmente.
Como ajudar
A Associação R3 Animal orienta que, caso encontre um animal marinho encalhado, telefone para a organização através do número 0800 642 334. Não force o animal a voltar para a água. Se possível, ajude a isolar a área e manter pessoas e animais domésticos afastados. Caso ele esteja preso à rede dentro d'água, não se aproxime. A presença de embarcações pode estressar ainda mais o animal.
Não sou contra quem pesca alguns peixes para seu sustento diário, mas abomino a ganância de gente que faz uso de rede, mata muitas espécies e depois joga fora os peixes que ele não vendeu e que pegou de graça da natureza.
ResponderExcluir