Impressionante!!!!! dá uma peninha do pobrezinho...... fazer o quê, nasceu com defeito de fabricação....
=============
Vaca que pariu bezerro com duas cabeças está 'desesperada' após morte do animal em fazenda de Caiapônia, diz fazendeira
=============
Vaca que pariu bezerro com duas cabeças está 'desesperada' após morte do animal em fazenda de Caiapônia, diz fazendeira
Garrote morreu cinco dias após o nascimento. Especialista em reprodução bovina afirma que caso é muito raro.
Após a morte do bezerro que nasceu com duas cabeças, a vaca que o pariu está “desesperada” em busca do animal em uma fazenda de Caiapônia, no sudoeste goiano. O garrote morreu cinco dias após o nascimento. “Ela está procurando o bezerro, está desesperada”, disse ao G1 Zica Soares, moradora da fazenda.
Especialista em reprodução bovina, o professor Benedito Dias de Oliveira Filho explicou que a reação é esperada porque a ligação entre vaca e bezerro é muito forte, principalmente no primeiro mês após o parto. “É uma relação muito estreita, grosseiramente, a mesma coisa que a de uma mãe com um bebê. À medida que vai ficando mais velho, a relação vai enfraquecendo, até por isso que com seis meses já pode desmamar que não há grandes problemas”, explicou o professor.
Moradores improvisam mamadeira para alimentar bezerro em fazenda de Caiapônia
Caso raríssimo
O bezerro, que resultou do cruzamento de uma vaca caracu com um boi nelore, nasceu por volta das 5h30 de terça-feira (3), na fazenda de Nelcino Ferreira Goulart, marido de Zica. O caso é considerado raríssimo. “Nunca imaginei nascer um bezerro assim aqui na fazenda, ficamos surpresos”, contou a mulher, na ocasião.
Segundo o professor, o fato de o bezerro nascer com duas cabeças não tem ligação com fatores externos. Ele explicou que a vaca teria gêmeos, mas a divisão não se completou. “Os gêmeos univitelinos originam de mesmo espermatozoide e óvulo, formam um embrião, acontece a divisão e gera os gêmeos que são exatamente iguais. No caso em questão, se iniciou o procedimento de divisão, mas, por alguma razão inexplicável, não se completou, dividiu até a cabeça”, detalhou.
O garrote não conseguia ficar em pé nem mamar na vaca. Por isto, a família improvisou uma mamadeira para alimentá-lo (veja o vídeo acima).
De acordo com Zica, um veterinário que foi à fazenda explicou que, se não sacrificassem o animal, ele precisaria sempre de cuidados especiais. Mesmo com as dificuldades, os moradores decidiram cuidar do bezerro. O animal morreu no domingo (8). “Não ficamos chateados porque ele estava sofrendo, era muito triste ver ele daquele jeito”, ponderou a moradora da fazenda.
O professor afirma que, na maioria dos casos, o bezerro morre após alguns dias. No entanto, ele teve conhecimento de animais que viveram por até um ano, pois depende se o garrote tem outros problemas de saúde e do nível de divisão dos órgãos. “O recomendável, em termos de evitar o sofrimento, é, às vezes, sacrificar o animal pensando no bem-estar dele. Embora possa viver até um ano, não são animais de vida normal”, avalia Benedito Filho.




 Compartilhar
Que judiação! Por que Deus faz isso?
ResponderExcluirAcho preocupante, pois pode, estar relacionado à ração, vacinas, etc.
ResponderExcluirAinda bem que ele morreu, afinal ele não teria escolha nesse mundo, não é? Sabemos qual é o destino desses animais.