RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

7/25/2018

Saiba como ajudar os filhotes de pássaro que caem do ninho

"Quando um pássaro é encontrado, devemos primeiro ver se os pais estão por perto e se é possível devolvê-lo imediatamente ao ninho, se este ainda estiver íntegro. Sabiá e Bem-te-vi são espécies de aves que costumam se preocupar com sua prole, cercando os filhotes e os alimentando mesmo quando estão caídos no chão", relata Marta Brito Guimarães, médica veterinária especialista em animais silvestres.

É natural que, por instinto, pensemos em
devolver a pequena ave ao conforto do seu ninho, no entanto, nem sempre esta é a melhor alternativa. "O ninho deve estar em lugar seguro, pois, do contrário, torna a possibilidade de nova queda dos filhotes. Caso os pais não retornem, o mais adequado é cuidar em casa", adverte Natalia Philadelpho Azevedo, médica veterinária que também é especialista em animais silvestres.

Se constatar que não há sinal dos pais do pequeno ser de penas, você pode (e até deve) encaminhar a ave a algum órgão competente. As instituições que estão habilitadas para receber estes animais são os de cada município, divididos em Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) ou em Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).

Seja para devolver o filhotinho ao ninho, levá-lo ao veterinário ou departamento de fauna da cidade, é importante tomar alguns cuidados na hora do manuseio da ave. "Quando for manusear, não devemos usar nenhum tipo de perfume, loção ou hidratante nas mãos, pois isto interfere na aproximação dos pais e cuidado com os filhotes", alerta Yamê Miniero Davies, médica veterinária especializada em animais silvestres. Usar um paninho macio e limpo pode ajudar bastante nessa hora.

Para transportar o animal, a melhor alternativa é usar uma caixa de papelão fechada com furinhos de ventilação para que a avezinha respire tranquilamente. Não é recomendado usar gaiolas para o transporte, já que o bichinho pode acabar se machucando nas grades.

Assim que o filhote for resgatado por você, é imprescindível mantê-lo aquecido, em local arejado, sem correntes de ar e que não bata sol. Deixe água disponível em um recipiente próximo ao animal e não tente alimentá-lo à força para não correr o risco de sufocá-lo. Portanto, ao se deparar com um filhote penudinho órfão, o ideal é procurar ajuda de um médico veterinário especializado o quanto antes. (Portal Melhores Amigos)

FONTE: jornalcruzeiro

2 comentários:

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪