RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

7/18/2018

Mula é filha problemática de égua com jumento

Ontem conversava com uma amiga sobre a gente xingar as pessoas de burras.... Contei para ela que uma outra amiga tinha me lembrado que podemos xingar de "Burras" porque não existe este bicho..... kakakakaka....... 
Daí começamos a rir e  lembrar quem é quem nesta história de asno, jumento, cavalo, mula, etc..... Bem,
achei uma matéria muito legal que explica este  imbróglio. Olha só:
-------------
Por que a mula não pode ter filhotes? Existem outros animais estéreis?
A mula e o burro são bichos cheios de problemas porque seus pais são de espécie diferente, cujos descendentes são estéreis. A mãe é uma égua e o pai um jumento. A mistura não dá certo. A mula (ou burro, se for macho, já que “mulo” não existe) é forte, boa para trabalhar, mas não se reproduz. O número de cromossomos nos gametas (células sexuais) da égua é 52. O do jumento é 56. “A mula ou o burro nascem com 54”, diz o veterinário Cleyton Eustáquio Braga, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Esse número cromossômico provoca duas conseqüências. A principal é que o burro não produz espermatozóides e a mula não tem óvulos. Portanto, não geram filhos. Além disso, os órgão genitais desses animais não são perfeitamente desenvolvidos. Há alguns casos, raríssimos, em que o burro ou a mula são férteis, mas os veterinários não sabem ao certo explicar por que isso acontece.

Há outros animais híbridos como o barboto, mistura de cavalo com jumenta, e o zebróide, produto do cruzamento de uma zebra com cavalo. A união entre o jumento e a égua é estimulada porque o burro é um animal apropriado para trabalho pesado. Já a cópula entre cavalo e zebra só acontece por acidente. O zebróide é bravo e não serve para nada.

O termo híbrido designa um cruzamento genético entre duas espécies vegetais ou animais distintas, que geralmente não podem ter descendência devido aos seus genes incompatíveis.

3 comentários:

  1. A maioria dos seres humanos (os maus, é claro) deveriam ser todos estéreis, né?

    ResponderExcluir
  2. Poxa Sheila. Ainda bem que voce esclareceu tudo. Vou dormir muiiito mais tranquilo depois dessa aula. Coisa de doido. Entendi que: Podemos xingar alguém de burra (porque não existe esse animal), mas de burro não (por que existe). Certo????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo.... kakakakakaka..... podemos falar: gente burra mas não você é burro......embora o significado seja uma ofensa para os muares e equus asinus de qualquer maneira..... kakakakaka.....

      Excluir

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪