RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

6/24/2018

PROIBIÇÃO: Matar cães para consumo tornou-se ilegal na Coreia do Sul

Bem, falando a verdade as coisas estão caminhando. Foi um passo bem grande em nossa luta para acabar com o uso de carne de cachorro para alimentação humana.... O uso de carne de outros animais continuamos na batalha, isto é óbvio...... O único medo que eu tenho é deles voltarem atrás.... 
============
Tribunal sul-coreano deu primeiro passo para proibir o abate de cachorros ao condenar uma granja por matar animais sem motivo

Matar cachorros para o consumo de sua carne passou a ser ilegal na Coreia do Sul, decidiu um tribunal. A medida, que contraria um costume gastronômico, foi recebida por defensores dos animais como um primeiro passo para a proibição do consumo de carne canina.

A carne de cachorros é uma iguaria na tradição culinária da Coreia do Sul, onde se estima o consumo de quase 1 milhão de cães por ano. Cortes de carne de cachorro são oferecidos nas gôndolas dos supermercados, e pratos são servidos em restaurantes do país.

A Care, uma associação sul-coreana de defesa dos animais, denunciou uma unidade da cidade de Bucheon por violar a regulamentação sanitária e por matar os animais sem motivo. O tribunal declarou a culpa da granja e o pagamento de multa de 3 milhões de wons (2.650 dólares) em abril.

Kim Kyung-eun, advogado da Care, celebrou a decisão, que foi divulgada somente nesta semana. “É muito importante porque esta é a primeira decisão da Justiça que estipula que matar cães por sua carne é ilegal por si só”. “A decisão abre o caminho para que o consumo de carne canina seja declarado completamente ilegal”, completou.

A diretora da Care, Park So-youn, disse que pretende fazer um censo para apresentar ações similares no país. Um deputado apresentou nesta semana um projeto de lei na Assembleia Nacional para proibir o  consumo da carne de cachorro no país.

A tradição, no entanto, está em queda. Um número cada vez maior de sul-coreanos considera o cachorro um animal de estimação e não mais uma fonte de proteína destinada à mesa. Para os mais jovens, conectados com elementos da cultura ocidental, comer carne de cachorro é um tabu. Uma pesquisa de 2017 mostrou que 70% dos sul-coreanos não comem carne de cachorro e que apenas 40% são favoráveis à proibição do consumo.

Os números refletem as divisões em outras sociedades asiáticas. Na China, começa nesta quinta-feira o festival anual de carne canina de Yulin, alvo de críticas ocidentais. Taiwan proibiu no ano passado o consumo de carne de cães. Mas o tema ocupa uma zona cinzenta no âmbito jurídico sul-coreano, que não registra nenhuma proibição específica.

Antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, em fevereiro, as autoridades alegaram regras sanitárias e leis de proteção aos animais para proibir métodos cruéis de sacrifício dos animais em granjas e restaurantes. Alguns sul-coreanos, no entanto, criticam a iniciativa e citam o peso cultural.

A carne canina é considerada energética pelos defensores do consumo. A decisão de Bucheon irritou os criadores. “É um escândalo. Não podemos aceitar uma decisão que afirma que matar cães por sua carne é igual a matar animais por capricho”, declarou Cho Hwan-ro, representante de uma associação de criadores que deseja a legalização do consumo e a autorização de matadouros específicos.

FONTE: veja.abril

2 comentários:

  1. E aqui em São Paulo como fica? A Rua José Paulino que outrora foi um ótimo centro de compras hoje se tornou reduto dos comerciantes coreanos que olham os brasileiros como raça inferior, no entanto naquela rua os restaurantes servem carne de cachorro. Açougues de cachorro é normal na periferia. As"autoridades" sabem, mas nada fazem. Será que consideram que é mais prático deixar coreanos pegar os cachorros de rua e matar para economizar o dinheiro dos cofres públicos?

    ResponderExcluir
  2. Ao interpretar decisões judiciais é bom lembrar que aquela Corte, apenas aquela, decretou que aquela matança, apenas aquela, havia sido realizada violando as leis sanitárias do país. Aqui no Brasil, vez por outra, a justiça também fecha algum abatedouro pela mesma razão. Isso não quer dizer que é "ilegal" matar porcos, frangos, cavalos, bois ou perus no Brasil, quer dizer apenas que alguém faz isso contrariando normas sanitárias. Vamos cuidar para não espalhar fake news? Dá ânimo a ativistas e logo depois um grande desânimo, como aconteceu comigo ao ler a manchete. Quando li o texto vi que não era abolição, que não tornara a matança de cães ilegal coisa nenhuma. Apenas um abatedouro foi multado por ferir regras sanitárias de abate e por matar sem razão. Aliás, esse último argumento é muito bom: matar sem razão. É o que fazem aqui no Brasil com todos os animais cujas carnes são servidas. Matam sem razão, porque proteína existe em abundância na diversidade dos alimentos vegetais cultivados aqui mesmo. Gostei da decisão desse Juiz da Coreia do Sul. Mas vemos que uma decisão de um juiz não torna a prática ilegal, ela apenas tipifica práticas que ferem as leis do abate daquele país. Animastê!

    ResponderExcluir

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪