O dia de ontem foi uma prova para todos nós que acompanhamos de perto todo desenrolar de liminares e decisões da justiça. Parabéns à todos os envolvidos e saibam que a luta continua!!!!
Agora, nosso país precisa ter um choque de moralidade e bons costumes..... Comprove aqui nesta matéria do G1 a patifaria e corrupção das nossas autoridades: Relatório da Vigilância Agropecuária afirma que os 25 mil bois em navio estão em boas condições (os comentários de gente insensível são assustadores) contrariando o parecer da médica veterinária que vistoriou o navio por ordem da justiça e que pode ser lido na íntegra clicando aqui. (fotos)
Não podemos deixar de lembrar que estes pobres são bezerros.... adolescentes e passando por tudo isto.... Vejam agora, o desespero que foi para chegar a manutenção da liminar..... Juro que continuo não acreditando que as coisas estejam tão fortes a nosso favor..... Ainda espero uma rasteira de um Gilmar Mendes da vida!!!! Deus queria que não!!!!!
Uma decisão de segunda instância manteve a liminar que proíbe a exportação de animais vivos em todo o território nacional.
Além de manter a proibição, a desembargadora Diva Malerbi, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, determinou também que os 25 mil bois que estão no navio sejam desembarcados e retornem às fazendas de origem ao invés de serem enviados à Turquia, em uma viagem longa e estressante, para serem mortos de forma cruel.
Bois repletos de fezes e urina são mantidos em espaço superlotado (Foto: Magda Regina)
A liminar mantida pela desembargadora foi concedida anteriormente pelo juiz federal Djalma Moreira Gomes em atendimento a uma ação judicial movida pela ONG Fórum Nacional De Proteção e Defesa De Animal.
“Isso posto, DEFIRO O PEDIDO DE LIMINAR para IMPEDIR a exportação de animais vivos para o abate no exterior, em todo território nacional, até que o país de destino se comprometa, mediante acordo inter partes, a adotar práticas de abate compatíveis com o preconizado pelo ordenamento jurídico brasileiro e desde que editadas e observadas normas específícas, concretas e verificáveis, por meio de parâmetros clara e precisamente estabelecidos, os quais possam efetivamente conferir condições de manejo e bem estar dos animais transportados”, determinou o juiz.
De acordo com o magistrado, o navio só poderá zarpar do porto depois que todos os bois forem desembarcados. “Em consequência, determino o DESEMBARQUE e RETORNO à origem, mediante plano a ser estabelecido pelo MAPA e operacionalizado pelo exportador, sob fiscalização das autoridades sanitárias, de todos os animais embarcados no NAVIO NADA, cuja embarcação somente poderá prosseguir viagem depois de completamente livre de animais vivos”, concluiu Gomes.
Fonte: ANDA
Leia a Decisão da Desembargadora CLICANDO AQUI
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2 - IMPEDIDA A EXPORTAÇÃO DE ANIMAIS VIVOS EM TODO O PAÍS - (site do Fórum que conquistou o intento)
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A inspeção técnica concluiu que o transporte marítimo de animais por longas distâncias causa "crueldade, sofrimento, dor, indignidade e corrupção do bem-estar animal sob diversas formas".
O laudo veterinário emitido após inspeção técnica realizada no navio NADA, atracado no Porto de Santos com mais de 27 mil bois em suas dependências, produzido pela médica veterinária Magda Regina, concluiu “que a prática de transporte marítimo de animais por longas distancias está intrínseca e inerentemente relacionado à causação de crueldade, sofrimento, dor, indignidade e corrupção do bem-estar animal sob diversas formas”. A inspeção foi realizada pela veterinária após determinação da Justiça Federal.
Bois mantidos em navio tem corpos repletos por fezes e urina (Foto: Magda Regina)
De acordo com o parecer da veterinária, os andares inferiores do navio são os que possuem pior condição de higiene, considerada precária pela especialista. Segundo Magda, a imensa quantidade de urina e excrementos produzida e acumulada no período de sete dias – desde o início do embarque, em 26 de janeiro, até o dia 1 de fevereiro, quando a inspeção foi realizada – propiciou impressionante deposição no assoalho de uma camada de dejetos lamacenta. “O odor amoniacal nesses andares era extremamente intenso tornando difícil a respiração”, afirma.
Magda relata ainda que em alguns andares da embarcação o sistema de ventilação artificial buscava atenuar o efeito do acúmulo de gases e odores, resultado também da decomposição do material orgânico bovino. Para isso, provocava poluição sonora (em decibéis), classificada pela especialista como claramente inoportuna “dado seu elevado grau de ruído”.
Informações passadas por um veterinário embarcado que acompanhou a inspeção dão conta de que, após zarpar do porto, os pisos dos locais onde são mantidos os animais são lavados a cada cinco dias. Considerando que em sete dias sem lavagem foi encontrado pela veterinária um ambiente extremamente precário, conclui-se que, durante a viagem, os animais são frequentemente expostos a grande quantidade de urina e fezes. A lavagem realizada durante o trajeto é feita mediante “jatos de água emitidos por uma mangueira de largo calibre e baixa pressão” que conduzem a sujidade a um tanque de armazenamento que, depois, sem qualquer tratamento, lança o conteúdo descartado ao mar, poluindo o meio ambiente e interferindo gravemente na vida marinha.
Animais são transportados em baias superlotadas (Foto: Magda Regina)
Os jatos de água utilizados para lavar o ambiente devem certamente apenas aliviar a sujeira, considerando a impossibilidade de limpar completamente um local repleto de animais. Além disso, apesar de ser alegado pela empresa o uso de jatos de baixa pressão, o ato de jogar água em um ambiente superlotado, com animais estressados e exaustos, pode contribuir para o aumento do estresse causado aos bois.
Enquanto o navio é mantido atracado, como tem acontecido desde o último dia 26, a situação é ainda pior, já que a embarcação não recebe qualquer tipo de limpeza, condenando os bois à total insalubridade.
É descrito também pela veterinária a presença de um setor específico do navio denominado “graxaria”. No local, um equipamento tritura os animais que morrem durante a viagem. Os restos mortais são lançados ao mar, em mais uma prática poluidora que acarreta graves prejuízos ao equilíbrio ambiental.
A morte de animais durante o trajeto, devido à insalubridade e aos maus-tratos, é frequente. De acordo com Magda, “o óbito de animais está intrinsicamente ligado à prática de transporte marítimo de carga viva”. Os ferimentos também são constantes. As oscilações “intrínsecas e naturais das correntes oceânicas” e os “movimentos pendulares da embarcação” podem ocasionar a perda de equilíbrio dos animais, que são de natureza terrestre e não marítima, e “causar acidentes traumáticos e sério desconforto fisiológico”. Além disso, acidentes também podem acontecer quando animais deitam no chão, reduzindo o espaço dos outros bois que estão ao seu lado, o que facilita “a ocorrência de tombos ou acidentes assemelhados”.
Animais mortos são triturados e têm os restos mortais jogados em alto mar (Foto: Magda Regina)
A estrutura da embarcação também facilita que os animais se acidentem. “A estrutura dessas embarcações não é adequada para este fim. A título de exemplo, o navio NADA, construído em 1993, foi adaptado em 2012 na China, a partir de uma embarcação especializada no transporte de contêineres. Portanto não foi planejado e construído visando o transporte de animais. Toda a estrutura dessas embarcações é metálica, inclusive pisos e divisórias. Percebe-se que o piso torna-se extremamente escorregadio quando na presença de grandes quantidades de fezes e urina acumuladas no assoalho – o que é a regra. Portanto, sim, os riscos para ocorrência de acidentes com os animais é de altíssimo grau”, escreve Magda.
A superlotação não só do navio, mas dos caminhões, também é extremamente prejudicial aos animais. Segundo a veterinária, “no interior dos caminhões não há mínima possibilidade de mudança de posição do animal uma vez embarcado. No navio, embora haja possibilidade de mobilidade animal mínima em alguns bretes, para o caso de sua lotação não ser extrapolada, a mobilidade em geral é também severamente reduzida e/ou comprometida”. A ausência de espaço impede ainda que os animais descansem ou se movimentem livremente. E, segundo a especialista, quando um dos animais deita, exausto, no chão, ele não só diminui o espaço dos outros bois como também é obrigado a ter “contato íntimo com seus dejetos e os dejetos de outros animais”.
O ambiente no qual os animais são mantidos, repleto de fezes e urina, é de extrema insalubridade (Foto: Magda Regina)
Em relação ao fornecimento de água e comida, a veterinária explica que enquanto o navio está atracado, a quantidade de água fornecida é modesta. Ela passa a ser satisfatória apenas após o navio estar em alto mar, já que nesse momento a água fornecida aos animais é diretamente retirada do mar, onde há abundância, e submetida a um processo de dessalinização. Muitos dos comedouros e bebedouros, entretanto, possuem “detritos de fezes e clara presença de ferrugem”.
A quantidade de veterinários presentes na embarcação é insatisfatória, sendo de um a três profissionais, que seriam assessorados por cerca de oito funcionários que trabalhariam em turnos. “O mesmo é dizer que em sendo três veterinários embarcados responsáveis pela assistência médica e inspeção, teríamos a proporção de um veterinário para cada 9000 animais em confinamento”, afirma Magda. Entretanto, mesmo que houvesse um número elevado de profissionais na embarcação, os problemas de saúde dos animais não poderiam ser resolvidos, segundo a veterinária, devido à “enorme dificuldade de administrar intercorrências clinicas em grandes planteis”.
Os dejetos produzidos pelos animais são frequentemente abordados no laudo elaborado pela especialista. Segundo ela, “a produção de dejetos (excrementos e urina) pelos animais nesses ambientes fechados, os expõe de maneira íntima e constante a um cenário de intensa insalubridade”.
Comedouros e bebedouros possuem detritos de fezes e ferrugem (Foto: Magda Regina)
Quanto à ventilação, níveis de temperatura e umidade dos locais onde são mantidos os bois, a veterinária conclui que “a embarcação realiza ventilação e exaustão dos pisos inferiores provocando severa poluição sonora e garantindo incompleta circulação e renovação dos gases lá encontrados. Decorre daí o registro de temperaturas elevadas nesses recintos assim como taxas de umidade extremas que comprometem claramente o bem-estar animal”.
Magda afirma ainda que o transporte de animais por longos períodos, seja por meio terrestre ou marítimo, sujeita os bois a uma experiência completamente alheia à sua natureza originária. “A insalubridade a que são expostos, o movimento dos veículos (tais como frenagem, balanço, variação de velocidade, manobras veiculares bruscas), o confinamento demorado, as restrições hídricas e alimentares, etc, impos de animais por longos períodos e distâncias, seja por meio terrestre como por meio marítimo, sujeita estes organismos a uma experiência completamente alheia à sua natureza originária”, diz a médica veterinária.
Nas considerações finais do laudo, Magda conclui que “são abundantes os indicativos que comprovam maus tratos e violação explícita da dignidade animal, além de ultrapassar critérios de razoabilidade elementar as cinco liberdades garantidoras do bem estar animal”.
Confira o parecer da médica veterinária na íntegra clicando aqui.
Fonte: ANDA
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Outras matérias;
- Porto de Santos: ativistas recebem ameaças de grupos ligados à pecuária
- Impasse de navio com 25 mil bois no Porto de Santos gera 'mais prejuízos' aos animais, diz Governo Federal
- Além da crueldade e maus tratos, navio com animais causa transtornos à cidade de Santos
- #Ativismo. Navios da morte e a luta para impedi-los de prosseguir atuando no Brasil.
- Desembargadora mantém liminar e bois deverão ser retirados do navio
- Exportadora de gado vivo tenta derrubar liminar do Fórum Animal mas Justiça nega pedido
Vídeo que rolou na TV Tribuna em 01/02/18
Sugiro acompanhar o Vista-se que está informando ao vivo todo o desenrolar dos acontecimentos.
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Estamos encampando a campanha da ACAPRA:
Acapra
11 h ·
** ATENÇÃO ATIVISTAS CHAMADA DE AÇÃO URGENTE **
VAMOS MOSTRAR PARA O STJ QUE NÃO ACEITAMOS ESTA ATIVIDADE EM NOSSO PAÍS #bastacrueldade
HOJE (SÁBADO) ATÉ SEGUNDA FEIRA (05/02)
e-mail para:
presidencia@stj.jus.br
gabinete.laurita.vaz@stj.jus.br
gab.min.gurgel.faria@stj.jus.br
**************************************************************
Sugestão de texto
Exma. Ministra Sra. Laurita Vaz
Exmo. Ministro Sr. Gurgel de Faria
Estamos vivendo uma verdadeira batalha judicial: de um lado quem quer garantir a dignidade animal e do outro quem quer garantir o lucro. No meio juízes, desembargadores, ministros, recursos, advogados, ativistas, pecuaristas, embaixadores. Mas, quem está sofrendo neste momento de forma extrema são bezerros aprisionados em um navio, condenados a uma longa viagem de sofrimento para quando chegarem ao destino, serem mortos, qual o crime que cometeram? Serem "matéria prima" da atividade que mais degrada ambientalmente o planeta: a pecuária.
Excelências, além desse flagrante crime ambiental deflagrado por uma atividade econômica, temos o total desconhecimento dos impactos negativos gerados por ela, já que os dejetos de 27 mil animais são despejados sem qualquer tratamento no mar por até 40 dias de viagem, além dos cadáveres dos animais que morrem por doença e infecções. Quem conhece o impacto disso no ecossistema marinho? O Relato Técnico comprova que esta atividade causa maus tratos aos animais, além de poluir o mar!
Confiamos que o Estado Democrático de Direito vai prevalecer e os nossos direitos fundamentais e dos animais serão garantidos por este Tribunal!
Que nossas consciências despertem diante de tanta crueldade com esses seres sencientes.
=================
Mais informações, confiram estas tags
14 h · Santos, São Paulo ·
AMONTOADOS E AGORA SEM ÁGUA!
MINERVA FOODS SE RECUSA A CUMPRIR A LEI E DESEMBARCAR OS ANIMAIS QUE ESTÃO CHAFURDADOS NA MERDA E AGORA A ÁGUA ESTÁ ACABANDO! ELES ALEGAM QUE SÓ PODEM DESSALINIZAR A ÁGUA DO MAR PARA DAR AOS ANIMAIS COM O NAVIO EM MOVIMENTO
MUITOS MORRERAM AGLOMERADOS DE SEDE E FOME ! TUDO POR PURA GANÂNCIA, ELES INSISTEM EM RECORRER DA DECISÃO JUDICIAL QUE EXIGE O DESEMBARQUE DOS ANIMAIS E RETORNEM PARA AS FAZENDAS DE ORIGEM .
SÃO 21 MIL BEZERROS AGLOMERADOS por Tati Oliveira
ENTRE NA PÁG DESSE EMPRESA DOS INFERNOS E SE MANIFESTEM
https://www.facebook.com/minervafoodsbr/
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Exma. Ministra Sra. Laurita Vaz
Exmo. Ministro Sr. Gurgel de Faria
Estamos vivendo uma verdadeira batalha judicial: de um lado quem quer garantir a dignidade animal e do outro quem quer garantir o lucro. No meio juízes, desembargadores, ministros, recursos, advogados, ativistas, pecuaristas, embaixadores. Mas, quem está sofrendo neste momento de forma extrema são bezerros aprisionados em um navio, condenados a uma longa viagem de sofrimento para quando chegarem ao destino, serem mortos, qual o crime que cometeram? Serem "matéria prima" da atividade que mais degrada ambientalmente o planeta: a pecuária.
Excelências, além desse flagrante crime ambiental deflagrado por uma atividade econômica, temos o total desconhecimento dos impactos negativos gerados por ela, já que os dejetos de 27 mil animais são despejados sem qualquer tratamento no mar por até 40 dias de viagem, além dos cadáveres dos animais que morrem por doença e infecções. Quem conhece o impacto disso no ecossistema marinho? O Relato Técnico comprova que esta atividade causa maus tratos aos animais, além de poluir o mar!
Confiamos que o Estado Democrático de Direito vai prevalecer e os nossos direitos fundamentais e dos animais serão garantidos por este Tribunal!
Que nossas consciências despertem diante de tanta crueldade com esses seres sencientes.
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Antilia Reis está em Porto de Santos (Codesp).14 h · Santos, São Paulo ·
AMONTOADOS E AGORA SEM ÁGUA!
MINERVA FOODS SE RECUSA A CUMPRIR A LEI E DESEMBARCAR OS ANIMAIS QUE ESTÃO CHAFURDADOS NA MERDA E AGORA A ÁGUA ESTÁ ACABANDO! ELES ALEGAM QUE SÓ PODEM DESSALINIZAR A ÁGUA DO MAR PARA DAR AOS ANIMAIS COM O NAVIO EM MOVIMENTO
MUITOS MORRERAM AGLOMERADOS DE SEDE E FOME ! TUDO POR PURA GANÂNCIA, ELES INSISTEM EM RECORRER DA DECISÃO JUDICIAL QUE EXIGE O DESEMBARQUE DOS ANIMAIS E RETORNEM PARA AS FAZENDAS DE ORIGEM .
SÃO 21 MIL BEZERROS AGLOMERADOS por Tati Oliveira
ENTRE NA PÁG DESSE EMPRESA DOS INFERNOS E SE MANIFESTEM
https://www.facebook.com/minervafoodsbr/
POR MISERICÓRDIA PAREM ESTA LOUCURA, NÃO QUERO PAGAR AS CONSEQUÊNCIAS DESTA COVARDIA
ResponderExcluirHorror sem fim. A humanidade vai pagar um preço alto por esses e outros tipos de abusos
ResponderExcluirPode ter absoluta certeza !!!!
ExcluirPode ter absoluta certeza !!!!
ExcluirRevoltante matéria mentirosa do g1, visa distorcer os fatos REAIS. O governo federal esta tentando salvar a pele e atuando na modalidade " marca registrada Temer",: desqualificação, enganação, uso da mídia a seu favor para escamotear maus feitos, e outros golpes baixos. Sem intenção a proteção animal acabou revelando que deve existir todo um esquema corrupto em curso. As vitimas escolhidas covardemente são os animais : gado,aves,suínos, caprinos, fauna marinha etc....Pouquíssimas pessoas sabiam que esse horror existe no país, tomamos conhecimento agora só pq tiveram a ideia de usarem o porto de Santos. Sheila, também vou dar uma de "pitonisa": pode demorar mas esta história vai acabar em " Operação Lava Portos". Eles que respondam sobre suas manobras mas o que mais nos importa é
ResponderExcluirque nenhum animal brasileiro passe pelos sofrimentos atrozes, constatados na peritagem. Realmente a luta só começou e também temo que no STJ, caia nas mãos das pessoas que já conhecemos.
O que tenho a dizer é que ainda alguns seres humanos tem compaixão com animais agora esses demônios que colocam a vida desses animais nessas condições só tenho a dizer que quero que queimem no inferno
ResponderExcluirOdeio fazendas de matadouros
Revoltante matéria mentirosa do g1, visa distorcer os fatos REAIS. O governo federal esta tentando salvar a pele e atuando na modalidade " marca registrada Temer",: desqualificação, enganação, uso da mídia a seu favor para escamotear maus feitos, e outros golpes baixos. Sem intenção a proteção animal acabou revelando que deve existir todo um esquema corrupto em curso. As vitimas escolhidas covardemente são os animais : gado,aves,suínos, caprinos, fauna marinha etc....Pouquíssimas pessoas sabiam que esse horror existe no país, tomamos conhecimento agora só pq tiveram a ideia de usarem o porto de Santos. Sheila, também vou dar uma de "pitonisa": pode demorar mas esta história vai acabar em " Operação Lava Portos". Eles que respondam sobre suas manobras mas o que mais nos importa é
ResponderExcluirque nenhum animal brasileiro passe pelos sofrimentos atrozes, constatados na peritagem. Realmente a luta só começou e também temo que no STJ, caia nas mãos das pessoas que já conhecemos.
Revoltante matéria mentirosa do g1, visa distorcer os fatos REAIS. O governo federal esta tentando salvar a pele e atuando na modalidade " marca registrada Temer",: desqualificação, enganação, uso da mídia a seu favor para escamotear maus feitos, e outros golpes baixos. Sem intenção a proteção animal acabou revelando que deve existir todo um esquema corrupto em curso. As vitimas escolhidas covardemente são os animais : gado,aves,suínos, caprinos, fauna marinha etc....Pouquíssimas pessoas sabiam que esse horror existe no país, tomamos conhecimento agora só pq tiveram a ideia de usarem o porto de Santos. Sheila, também vou dar uma de "pitonisa": pode demorar mas esta história vai acabar em " Operação Lava Portos". Eles que respondam sobre suas manobras mas o que mais nos importa é
ResponderExcluirque nenhum animal brasileiro passe pelos sofrimentos atrozes, constatados na peritagem. Realmente a luta só começou e também temo que no STJ, caia nas mãos das pessoas que já conhecemos.
Que horrorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr.
ResponderExcluirQue o ser humano evolua e pare de comer carne.
E-mails enviados. Infelizmente estou muito longe do Brasil para protesto presencial mas pode contar comigo no protesto virtual sempre que precisar. Párem com este absurdo, retornem estes animais para suas fazendas de origem! Párem de torturar estes animais nestas viagens insanas
ResponderExcluirDesembargadora do TRF-3 permite exportação de bois vivos do porto de Santos *
ResponderExcluirFavor verificarem a reportagem correta no site do TRF3(http://web.trf3.jus.br/noticias/ClippingOnline/Noticia/Exibir/364569),Desembargadora do TRF-3 permite exportação de bois vivos do porto de Santos *
A desembargadora Diva Malerbi, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, derrubou uma ordem judicial que proibia a exportação de 27 mil bois vivos pelo porto de Santos (SP). Em decisão da noite deste domingo (4/2), a desembargadora atendeu a pedido feito Advocacia-Geral da União no mesmo dia.
A liminar proibiu a exportação de animais vivos em todo o território nacional, na sexta-feira (2/2). A nova decisão, no entanto, tratou apenas do caso específico de 27 mil bois que aguardavam ida à Turquia, a partir de Santos.
Segundo o Fórum Nacional de Proteção e Defesa do Animal, autor da ação, durante a espera eles não tinham nem água potável. Para o juiz Djalma Moreira Gomes, da 25ª Vara Federal de São Paulo, os animais são sujeitos de direito que devem ser protegidos.
Diva Malerbi, entretanto, entendeu que manter a proibição provocaria mais desgaste e sofrimento aos animais do que o prosseguimento da viagem. A AGU disse que o cumprimento da ordem iria provocar impactos econômicos no comércio internacional e na balança comercial brasileiros. O Brasil exporta em média 600 mil animais por ano.
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