A arrogância dos humanos assusta. São antropocêntrico e especistas e daí detonam tudo numa suposta melhora para seus problemas nas questões ambientais...... Deus meu, acaba com isto!!!!!!
------------------
Quando Mao Tsé-Tung mandou erradicar os pardais e contribuiu para a morte de milhões de pessoas
Em 1958, o ditador chinês Mao Tsé-Tung lançou uma campanha chamada O Grande Salto Adiante. A ideia era tornar a República Popular da China uma nação desenvolvida e socialmente igualitária em tempo recorde, acelerando a coletivização do campo por meio de de uma reforma agrária forçada e promovendo a industrialização urbana. No entanto, as medidas acabaram dando errado, resultando na Grande Fome Chinesa. Entre as causas para o fracasso estava uma ação que visava o extermínio de pardais.
Uma das primeiras ações que envolveram O Grande Salto Adiante foi a Campanha das Quatro Pragas. Seu objetivo era eliminar ratos, moscas, mosquitos e pardais, apontados pelo governo como "ladrões" que roubavam do povo os frutos do seu trabalho. Os pardais foram incluídos na lista porque comiam sementes e grãos, o que supostamente prejudicava os agricultores.
Assim, o povo da China foi mobilizado para erradicar os pássaros. Um cidadão escreveu em seu diário que as pessoas batiam panelas e frigideiras ou tocavam tambores para assustar as aves, forçando-as a voar até que caíssem do céu em exaustão. Os ninhos dos pardais também eram derrubados, tendo seus ovos quebrados e seus filhotes mortos. Além disso, zonas de tiro foram criadas para que os pássaros entrassem na mira de atiradores.
Campanha das Quatro Pragas |
No entanto, depois que milhares de pardais foram mortos, as colheitas começaram a diminuir, em vez de aumentar. Em 1960, cientistas descobriram que a dieta dos pardais era composta por 3/4 de insetos e apenas 1/4 de grãos. Então, Mao resolveu substituir os pardais por percevejos na lista das quatro pragas, na esperança de melhorar a situação. Mas aí já era tarde demais.
Sem pardais para comê-los, as populações de gafanhotos dispararam. As coisas ficaram tão fora de controle que o governo chegou a importar pardais da União Soviética para combater a praga. Com isso, agravaram-se os problemas ambientais já causados pelo Grande Salto Adiante, como o desmatamento generalizado e o mau uso de venenos e pesticidas. O desequilíbrio ecológico contribuiu para a escassez alimentícia que produziu a Grande Fome Chinesa, na qual mais de 30 milhões de pessoas morreram de desnutrição.
Fonte: HuffPost/Historyplay
Mais uma prova do que um lider idiota consegue fazer, quando o povo se cala e segue como gado.
ResponderExcluir