RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

8/09/2019

Preço Cruel:Azeite de Oliva mata milhões de aves. Um grave problema ambiental.

Gente, fiquei embasbacada com esta matéria.... jamais poderia imaginar isto.....
-----------------
O azeite de oliva faz toda a diferença no preparo de pratos, seja no sabor, seja para a saúde. Mas, surpreendentemente, nem tudo é positivo em relação a ele. Item indispensável da culinária mediterrânea, o azeite de oliva faz bem para quem o consome, mas faz mal para milhões de aves.
A sua produção é um verdadeiro problema para o mundo animal.

Uma pesquisa publicada na revista científica Nature afirma que, somente na Espanha, 2 milhões de aves morreram por causa da colheita noturna de azeitonas, como informa o Instituto Humanitas Unisinos.

Acontece que a colheita de azeitonas é feita nesse período do dia para preservar o aroma do fruto e impedir que murchem ao sol. Entretanto, é justamente à noite que as aves descansam nos ramos das oliveiras. Crendo estarem protegidos, os pássaros ficam desorientados com a luz de máquinas e veículos. Muitos deles têm ataques cardíacos tamanho o susto.

Outro agravante é que a estação de colheita azeitonas coincide com a chegada das aves migratórias à região mediterrânea, no inverno. O caso da Espanha é mais alarmante porque o país é o principal produtor de azeite do mundo. Mas em Portugal a situação tampouco é diferente, já que quase 100 mil aves morrem anualmente por lá.

Os pesquisadores defendem que o problema não deve ficar restrito apenas aos países produtores de azeite, mas que deve ser encarado de forma global. De acordo com a Direção de Gestão de Ambientes Naturais e Áreas Protegidas da Andaluzia, “trata-se de um problema real, atual, com graves consequências ambientais que ultrapassam os limites geográficos andaluzes e hispânicos”.

Na Espanha, morrem 100 aves por hectare. Na França, como a colheita é mais artesanal, o número de mortes é menor. Na Grã-Bretanha, alguns estabelecimentos estão trocando os fornecedores de azeite, dando preferência àqueles que fazem a colheita manualmente.

Quem poderia imaginar que o azeite de oliva poderia fazer algum mal?

Fonte: GreenMe

10 comentários:

  1. infelizmente quem gosta de animais tem que parar se se preocupar com sabores, com a gula e se alimentar o mais natural utilizar menos coisas industrializadas, priorizar organicos e o sabor frugal das coisas, e tudo o mais, seria realmente uma mudanca espiritual em relacao a comida. assim estaremos ajudando os seres indefesos. mudando internamente mudaremos a nossa volta ate por uma vibracao diferente emanada do si mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que horror. Vou boicotar!

    ResponderExcluir
  3. Puxa vida...!!!! Mais essa agora... Sabem dizer se há algum que não as prejudique???? Pra onde correr?

    ResponderExcluir
  4. Me pegou de surpresa também !!

    ResponderExcluir
  5. Espanha? Que novidade! Aquele país é um antro de crueldade e assassinato!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Não compro nunca mais o de origem portuguesa, vou dar preferência a de outras regiões, mas preciso saber em qual origem confiar!

    ResponderExcluir
  7. Totalmente de acordo com Rgn Bauer
    Não precisamos de produtos industrializados, processados

    ResponderExcluir
  8. Apesar de ser bisneta, neta e tb sobrinha de portugueses jamais apreciei o azeite de oliva como meus ancestrais. No entanto, gosto mto de um italiano chamado Liguri, que é bastante suave ao paladar e ao olfato, porém, mesmo esse, posso dispensar perfeitamente. Não necessitamos de nada que possa causar qquer mal aos inocentes e indefesos, que eles possam viver em paz.

    ResponderExcluir

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪