Muito bom!!!! argumentação impecável!!!! pena que só aqueles deputados federais ruralistas e vendidos não entendem ou não querem entender.....
---------------
Ao que tudo indica o naturalista inglês Charles Darwin ajudou a cancelar o Rodeio que seria realizado no Município de Araruama, no Rio de Janeiro. Pelo menos foi este o entendimento da Justiça Federal em Ação promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil do
Estado do Rio de Janeiro, através da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais.
Em 1859 Darwin lançou “A Origem das Espécies”, o primeiro de seus livros que explica a “teoria da evolução”. A obra destituiu a vida humana de qualquer superioridade em relação aos animais e enterrou o conceito de divindade, abrindo caminho para a ciência moderna.
No texto, o advogado e também biólogo como Darwin, Reynaldo Velloso, lançou a tese da Etologia, ou seja, a Biologia do Comportamento, tão preconizada pelo naturalista.
Na Petição ao juízo federal, Velloso escreveu: “Os cavalos quando enfurecidos, jogam suas orelhas para trás, projetando a cabeça e descobrem parcialmente os dentes incisivos. Seus olhos se voltam para trás de maneira peculiar e pulam aplicando coices sucessivos. Por causa da existência de uma válvula na garganta, um cavalo quando arqueja não respira pela boca, mas pelas narinas, conseqüentemente, estas adquirem um grande poder de dilatação. Essa expansão das narinas, assim como as bufadas e as palpitações, são reações que ficaram fortemente associadas ao longo das gerações com a emoção do terror, pois o terror sempre levou o cavalo aos mais violentos esforços para fugir a toda velocidade da origem do perigo.” No caso dos ruminantes, o touro, por exemplo, quando furioso, manifesta a sua fúria com a cabeça abaixada e as narinas dilatadas e batem no solo fortemente com as patas, saltando para derrubar quem lhe monta. Demonstra assim o seu descontentamento e a sua irritação”.
"São exatamente estes, os comportamentos dos animais que são escravizados e obrigados a participar desta diversão macabra, sob influência da fúria, da submissão, do desprezo e do terror, pela perturbação do sistema nervoso. Um absurdo nos tempos atuais, uma lição para os tempos pretéritos, que faria até mesmo o próprio Charles Darwin aprender com os torturadores modernos e ampliar o Capítulo em que relata as expressões de sofrimento, desespero, horror, raiva e ódio, dos homens e dos animais em seu tão importante documento."
Charles Darwin, em sua viagem pelo mundo a bordo do navio Beagle, esteve no Brasil em 1832, quando ficou de 4 de abril a 5 de julho, no Rio de Janeiro. Em 1836, no retorno à Inglaterra, o Beagle passou novamente pelo Brasil, com paradas em Salvador e Recife. Ele jamais poderia imaginar que de certa forma e com suas idéias poderia ajudar para evitar os sofrimentos dos cavalos que tanto utilizou em suas viagens.
No Processo, argumentos como proibição constitucional às crueldades e aos maus-tratos também foram utilizados, bem como os últimos posicionamentos de Ministros do Supremo que admitiram que não é possível a promoção da Vaquejada e do Rodeio sem que o animal sinta dor.
A empresa responsável e a Prefeitura Municipal ainda podem recorrer, porém devem provar que estes certames não causam dores aos animais e que eles não serão submetidos às crueldades.
Fonte: JusBrasil
--------------
Leiam também o publicado no "Diário de Araruama"
As pessoas que gostam deste tipo de "espetáculo" deveriam adapta-los ao uso exclusivo de humanos. Com certeza existirão malucos com vontade de serem domados. Deixem os animais em paz !!
ResponderExcluir