RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

9/11/2018

Como identificar e tratar a dor nos animais de estimação

Veja os sinais de que algo não vai bem

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem hoje mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos de estimação. Metade dos tutores desses animais consideram seus pets como membros da família e cuidam com atenção para que eles tenham vida longa e com qualidade. Mas, você sabe identificar se o seu pet está com dor? O
doutor em veterinária e sócio do Centro Integrado de Especialidades Veterinárias (CIEV), Alexandre Schmaedecke, aponta alguns sinais de que algo não vai bem com cães e gatos:

1.Diminuição do movimento: antes o animal subia no sofá, por exemplo, e agora não faz mais isso;

2.Perda de apetite;

3.Mudança do olhar: de acordo com o doutor, é algo que os tutores conseguem perceber;

4.Faz passeios mais curtos, logo se cansa, ou precisa se deitar;

5.No caso de gatos, quando ele começa a fazer as necessidades em outro lugar, é sinal de que algo não vai bem.

Quando qualquer sintoma desses aparece, é fundamental levar o animal para exames. “Passar por uma triagem e identificar assim que possível o que está acontecendo faz com que o tratamento seja mais efetivo”, conta Schmaedecke que aponta o fato dos animais viverem mais como um dos motivos para o aumento de episódios de dor e problemas articulares. Ainda assim, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem até reverter a situação.

Check up é importante

Um fato importante a considerar é que os pets hoje vivem mais do que no passado - não é raro ter cães com 16, 18 anos - graças às melhores condições, como alimentação, tratamentos etc. Mas, da mesma forma como acontece com as pessoas, quanto mais idosos, mais atenção eles demandam. O doutor Alexandre orienta alguns cuidados para prevenir doenças e dores: dieta adequada, exercícios e fazer check up uma vez ao ano. “Os pets devem ser cuidados como cuidamos de nossos familiares e de nós mesmos”, conta o médico.

No check up anual são feitos exames de sangue, avaliação física geral, exame cardiológico e o ultrassom. Infelizmente essa rotina não faz parte de muitas famílias. O correto é ter um veterinário desde a chegada do animal à família, alguém de confiança que cuidará dele e indicará os melhores procedimentos. “É importante lembrar que, quanto mais cuidado e prevenção correta, mais tempo ele viverá”, finaliza o médico.

Sobre o CIEV

Situado no bairro Vista Alegre, o Centro Integrado de Especialidades Veterinárias (CIEV) oferece os melhores profissionais do mercado em 12 áreas de atuação:

•Ortopedia,

•Oncologia,

•Intensivismo,

•Cirurgia geral,

•Cirurgia torácica,

•Oftalmologia,

•Cardiologia,

•Odontologia,

•Neurocirurgia,

•Fisioterapia,

•Internamento,

•Diagnóstico por imagem,

•Anestesiologia e controle de dor

•Laboratório de análises clínicas.

São quase 1000 m2, 10 vagas de estacionamento e mais de 30 profissionais trabalhando 24 horas. A estrutura conta, ainda, com sete consultórios e centro cirúrgico com três salas equipadas para funcionamento simultâneo. Outro ponto que chama atenção é a higiene do espaço, que está sempre limpo e livre de odores.

O Centro, já reconhecido como referência na área veterinária no país, oferece diagnóstico por imagem, internamento e um centro de treinamento de 250 m2 com auditório e sala de atividades práticas. “Muitos cursos são realizados aqui, capacitando veterinários do Brasil e do exterior”, conta Alexandre Schmaedecke, que destaca em sua estrutura os equipamentos mais modernos do Brasil, que permitem realizar cirurgias complexas, como prótese de quadril e artroscopia, por exemplo. “Temos o instrumental cirúrgico complexo para cirurgias desse tipo. E também outros equipamentos de ponta, como o Arco Cirúrgico (para fazer RX em tempo real, durante a cirurgia - isso chama radiologia intervencionista), o Ligasure (equipamento que liga vasos sanguíneos para interromper hemorragia) e Artroscópio (para fazer cirurgia articular com mínimo acesso)”, conta Alexandre.

O VET Análises – laboratório do CIEV – por exemplo, é o primeiro no Paraná. Um espaço exclusivamente veterinário, com 10 anos de tradição, onde os exames são realizados somente por médicos veterinários com especialidade em patologia clínica. Entre os diferenciais estão os exames Mormo – feito em equinos com a certificação do Ministério da Agricultura e acreditação 17025 do INMETRO – e o PCR Real Time. “Esse exame é extremamente sensível e de grande confiança. Resultados negativos em outras técnicas agora tem se mostrado positivos no PCR RT”, conta Douglas Sommer de Oliveira, sócio do CIEV, que destaca, ainda, o banco de sangue do laboratório, para transfusões, e os exames de dosagem hormonal. “Temos profissionais competentes e com especialização, equipamentos modernos, sistema/software de cadastro, monitoramento e rastreabilidade dos exames/amostras, resultado rápido, credibilidade e atendimento personalizado”, completa Oliveira.

Outros diferenciais do Centro são:

●Acupuntura: A técnica de acupuntura consiste na colocação de agulhas em pontos específicos do corpo do animal, a fim de reequilibrar a energia do organismo, trabalhando em órgãos internos, tecidos moles e na parte emocional. Dessa forma, é possível aliviar sinais clínicos e colaborar para o tratamento de doenças, assim como para a saúde emocional do pet. Ela é indicada para cães, gatos e animais silvestres.

●Cirurgia de prótese de quadril: é um dos serviços mais exclusivos do setor de Ortopedia do CIEV.

●Eletroquimioterapia para cães e gatos: a Eletroquimioterapia (EQT) é um tratamento inovador contra o câncer, e já vem sendo realizada em diversos países pelo mundo com resultados satisfatórios. Em geral, não é invasivo e nem agressivo, e tem pouquíssimos efeitos colaterais. A EQT é segura e efetiva em vários tipos tumorais.

FONTE: G1

Um comentário:

  1. Só que esses laboratórios, bem que poderiam cobrar taxas populares também, já que é difícil ver o melhor amigo doente e não ter condições de pagar.

    ResponderExcluir

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪