RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

9/13/2018

Cachorros: piso muito escorregadio e liso pode prejudicar as articulações do animal

Foram criticados porque há solução para o problema e eles não quiseram.... preferiram despachar o cachorro....
-------------------
O casal de famosos Mayra Cardi e Arthur Aguiar causou polêmica na internet ao divulgar a doação de seu cachorro Pipoca, um golden retriever, porque o bicho não se adaptou ao chão de porcelanato do apartamento. O cão tem uma displasia
coxofemoral, doença que afeta as articulações e a musculatura, deixando a parte de trás do animal “arriada”. A dupla de celebridades foi, então, muito criticada nas redes sociais.

Para o adestrador e especialista em comportamento animal Cleber Santos, proprietário da ComportPet, quem tem bicho, deve sempre evitar pisos muito lisos e escorregadios.

— Além de causar acidentes, esse tipo de piso força o cão a fazer um esforço muito grande nas articulações para manter o equilíbrio em tarefas simples, como sentar ou se levantar. Segundo estudos, isso pode causar a displasia coxofemoral, que é muito dolorosa, ou agravar casos já existentes da doença — alerta Santos.

Assim, se você pretende ter um animal no apartamento, antes de trazê-lo para o lar é recomendável verificar qual o piso mais adequado, que não fará muito barulho quando o cachorro andar ou correr pelos cômodos, nem prejudicará o bichinho.

— Sugiro investir em piso de cerâmica que, além de diminuir os ruídos, facilita a limpeza, caso o cachorro solte muitos pelos — diz o especialista.

Além do piso, os donos de pets precisam garantir a segurança do animal, principalmente em ambientes altos. Antes de mais nada, é preciso verificar todas as janelas/varandas do apartamento e descobrir até onde o animal terá acesso.

— O ideal é instalar redes de proteção para manter os animais fora de perigo, e isso não só para gatos, como também para cães. As redes trazem segurança para o bicho correr e brincar pelo ambiente — diz Santos.

Outra sugestão do especialista é deixar o piso sempre limpo e longe de qualquer objeto potencialmente perigoso que possa ser ingerido:

— Manter plantas, alimentos, revistas e sapatos em locais altos, fora do alcance do animal, também é importante — lembra.

FONTE: extra.globo

Um comentário:

  1. Se você tem pessoas idosas e animais em casa esqueça esse negócio de pisos polidos, super lisos e brilhantes, hiper lindos mas pra lá de perigosos para quedas, fraturas, displasias e tudo o que não combina com um habitat saudável, conforto, simplicidade, saúde, bem estar e comodidade, isto é, tudo o que um lar de verdade precisa ter. Mas se você quer ter um espelho no chão de sua casa mas tá nem aí para o perigo do seu vovô cair e fraturar o fêmur e seu cão de estimação precisar se encolher todo para se equilibrar nesse famigerado revestimento que só serve mesmo para atrapalhar quem prefere a companhia de pessoas e bichos, vá em frente deslizando por aí e não vá chorar depois diante do seu amado pai na cadeira de rodas ou seu pet no hospital, cheio de dores porque você adora, mas adora mesmo a meleca do porcelanato e não abre mão dele porque qualquer sacrifício vale a pena por ele. Vale mesmo?!

    ResponderExcluir

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪