RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

8/01/2018

Jaraguá do Sul registra aumento no número de resgates de corujas

As bichinhas caem dos ninhos.... tadinhas.... o importante é que atualmente, todo mundo avisa aos órgãos de resgate.... Legal, né?
------------
Fundação do Meio Ambiente é chamada para acolher filhotes que caíram do ninho e cuidar de aves adultos que bateram contra um vidro ou veículo.

O número de resgates de corujas feitos pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) aumentou este ano em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. Foram oito animais recolhidos até esta quinta-feira (26), cinco deles nos últimos 30 dias. No ano passado inteiro, somente uma coruja foi resgatada.


"Esta é a época de reprodução delas. Resgatamos filhotes que caíram do ninho, corujas adultas que colidiram contra um veículo, contra um vidro", explicou o biólogo da Fujama Christian Raboch Lempek.

Em relação ao meio ambiente, não houve muito alteração entre 2017 e este ano para explicar o porquê do aumento do número de resgates. Por isso, o biólogo acredita que a população esteja mais conscientizada em chamar a Fujama nesses casos. Até porque a fundação começou a fazer o resgate de animais silvestres no ano passado.

Após o recolhimento feito pela Fujama, o destino da coruja depende do estado de saúde dela e da idade. "Quando a gente resgata um filhote, cuidamos dele e fazemos a soltura ou encaminhados para o Cetas [Centro de Triagem de Animais Silvestres], em Florianópolis. Quando o animal está machucado, encaminhamos para o veterinário. Nosso objetivo é sempre devolvê-lo para a natureza, se estiver em condições, disse o biólogo.

Ele orienta que quem ache uma coruja ou outro animal silvestre em casa chame a Fundação. "Quando a pessoa encontra um animal dentro de casa, não deixe que um animal doméstico chegue perto e ligue para a Fujama para a gente buscar", resumiu.

A Fujama funciona de segunda à sexta, das 7h30 às 17h. É possível entrar em contato com a fundação pelo telefone (47) 3273-8008. Fora desse horário, é preciso chamar os bombeiros.

FONTE: G1

2 comentários:

  1. Criatura linda, esplendorosa... Aqui em São Paulo, eu não saberia a quem acionar.

    ResponderExcluir
  2. Coisas lindas...Fico com o coração partido qdo vejo em meu bairro esses malditos helicópteros sobrewvoando áreas verdes - consturção à vista e derrubada de árvores -, pois temo pelos pássaros, as corujas buraqueiras, as borboletas, os pirilampos...Logo que cheguei do interior era possível ver borboletas e cheguei a ver alguns pirilampos de luz verde, mas há tempos eles desapareceram. não sei o que será de todos esses inocentes porque o ser humano não pára de se reproduzir e nisso veganos e não veganos são exatamente iguais.

    ResponderExcluir

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪