Só explicando: Coutadas são Terras proibidas para a caça ou Área de Proteção Ambiental. Em Portugal e na África são chamadas mais assim. Agora, queira Deus que não mudem de ideia e quando já estiver povoada de leões e outros bichos, abram para caça...... Não duvido nada.... Estas empresas de caçadores tem muitas artimanhas..... Olha a reserva de búfalos citada na matéria que eu destaquei:
-------------------
Duas coutadas do distrito de Marromeu, província de Sofala, centro de Moçambique, receberam 24 leões da África do Sul, no âmbito do programa de repovoamento animal da região, anunciou esta segunda-feira a Zambeze Delta Safaris (ZDS), concessionária das coutadas. Os animais foram colocados nas coutadas 11 e 12 e foram transportados em cinco voos fretados, no que a ZDS considera “a maior operação de translocação de leões alguma vez realizada em África”.
“Trata-se de 18 fêmeas e seis machos oferecidos por diferentes províncias da África do Sul, entre parques e reservas privadas e públicas”, refere a nota. Dos 24 leões, 15 animais têm colar-satélite para a sua monitorização, acrescenta o comunicado. A operação custou um milhão de dólares doados por dois filantropos norte-americanos.
“Os animais passaram a ser pertença da Administração Nacional das Áreas de Conservação e sobre eles existe o compromisso voluntário dos operadores de não incluírem estes animais nos safaris de caça”, lê-se no comunicado.
Além de coutadas, Marromeu acolhe igualmente a Reserva Nacional de Búfalos, que conta 20 mil unidades desta espécie e é visitado por um terço dos turistas caçadores que visitam anualmente Moçambique.A área é habitat de 18 espécies de mamíferos e além de búfalo aloja o elefante, piva, chango, a pala-pala, gondonga, zebra e o facocero.
Fonte: Observador - PT
Reservados para caça, é isso?!
ResponderExcluirNão! As Coutadas são áreas públicas destinadas a preservação do habitat e vida selvagem. As concessionárias privadas que administram podem, a depender do tipo de uso que a terra for destinado pelo governo do país, a utilizar a caça troféu como ferramenta de conservação. Como também, pode praticar apenas o turismo fotográfico. A depender de certos aspectos logísticos e ambientais, uma área pode ser boa ou não para o turismo fotográfico. Aeroportos, Estradas, Lodges e o tipo de vegetação pode favorecer ou não o turismo fotográfico em larga escala. A caça troféu também é uma ferramenta de conservação de habitat que preserva e administra mais terras na África hoje em dia do que o turismo não consumptivo faz nos parques nacionais. Bem estar animal e conservação da vida selvagem ainda precisam seguir estradas diferentes.
ResponderExcluirO retorno do leão nas Coutadas 11 e 12 restabelecerá o equilíbrio ecossistêmico da região, e será mais um marco na realocação de leões em território moçambicano. A conservação racional é baseada na sustentabilidade animal e nos benefícios que as comunidades adjacentes a estas áreas pode receber de sua manutenção. É preciso ligar a vida selvagem a promoção de bens e serviços para que as pessoas locais adotem o projeto de conservação que está em andamento.