Não sei nem o que falar..... Estas aves se não morressem de fome, iriam morrer no abatedouro.... Deus o que é pior? Bom que os "fornecedores de proteína animal" (é assim que o assunto é tratado.... nojo!) tiveram prejuízo.... Queria que estes carniceiros tivessem todo dia este prejuízo!!!!! talvez, desistissem....
-------------
Greve leva à morte 64 milhões de aves e pode resultar em alta de preços
Abastecimento pode levar 2 meses para ser normalizado. Impacto nas exportações já chega a US$ 350 milhões
RIO - Um total de 64 milhões de aves adultas e pintinhos já morreram em decorrência da greve dos caminhoneiros, que tem impedido que a ração chegue às fazendas em quantidade suficiente para alimentar os animais, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A paralisação também tem prejudicado o abate das aves, que já não encontram condições "minimamente aceitáveis de espaço". A associação diz que há risco de um bilhão de aves e 20 milhões de suínos morrerem nos próximos dias e de os preços subirem.
Bloqueios realizados por caminhoneiros que interrompem o transporte de ração e de animais vivos permanecem, apesar de acordo anunciado pelo governo e a categoria na quinta-feira. Além disso, por falta de condições de transporte, milhares de toneladas de alimentos estão ameaçadas de perderem prazo de validade, enquanto o consumidor já enfrenta a escassez de produtos, alertou a associação.
Nos cálculos da ABPA, 167 unidades frigoríficas de aves e suínos estão paradas. Mais de 234 mil trabalhadores estão com atividades suspensas. A situação é caótica não só para o mercado nacional. Aproximadamente 100 mil toneladas de carne de aves e de suínos deixaram de ser exportadas na última semana. O impacto na balança comercial já é estimado em US$ 350 milhões, segundo a ABPA.
"Com risco de canibalização e condições críticas para os animais, 64 milhões de aves adultas e pintinhos já morreram, e um número maior deverá ser sacrificado em cumprimento às recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal e das normas sanitárias vigentes no Brasil", disse a ABPA em nota. "As carnes suína, de frango e os ovos, proteínas que antes eram abundantes e com preços acessíveis, poderão se tornar significativamente mais caras ao consumidor caso a greve se estenda ainda mais. O velho fantasma da inflação poderá assombrar o país, pelo menos até que ocorra o restabelecimento da produção", complementa a associação.
A ABPA fez um apelo aos caminhoneiros para que suspendam a greve e exigiu "intervenção rápida do governo". "Apelamos para a sensibilidade das lideranças do movimento grevista dos caminhoneiros, da Polícia Federal, das polícias estaduais e municipais pela liberação da passagem dos caminhões carregados com ração, cargas vivas, carnes e outros alimentos em caminhões frigoríficos", diz a nota da ABPA.
Segundo a associação, a regularização do abastecimento de alimentos para a população poderá levar até dois meses após o fim da greve. "Uma intervenção rápida do governo brasileiro é urgente para evitar a continuidade da mortandade de milhões de animais, o desabastecimento dos brasileiros, problemas de saúde pública, danos ao meio ambiente e possível fechamento de agroindústrias e cooperativas, que empregam centenas de milhares de brasileiros e movimentam a economia nacional e o comércio internacional do país".
Fonte: O Globo
É um momento bem delicado,mas necessário,o meu pai sempre foi caminhoneiro e sem bem como eles sofrem diariamente com o aumento de combustível ,pedágio ....aliás todos nós estamos pagando pelo arrombo que fizeram , estou seguindo pelo face e carga viva ,remédios e oxigenio está passando livremente sim,o que esses malditos jornalista querem é jogar o povão contra os caminhoneiros,sinto sim pela morte dos animais,mas como vc mesma disse iriam morrer do mesmo jeito e de forma bem mais cruel,isso sempre acontece e vcs sabem disso,quando falta energia nas granjas todos morrem, quando sobe o milho tbm morrem,então gente vamos lutar sim a favor deles pra que tenhamos um país mais digno pra todos.
ResponderExcluirTodas as profissões tem suas dificuldades! Não é justo os caminhoneiros quererem empurrar seus ônus para a sociedade. O subsidio do governo sairá do bolso de quem? Sinto muito, mas não concordo com vc, anônimo!
Excluir"Carne de animais nos caminhões frigoríficos, apodreceram depois que a refrigeração acabou e o cheiro está insuportável", uma das notícias. "Litros de leite despejados no lixo". Uma adolescente que corria o risco de não poder continuar sua hemodiálise, disse, espantosamente CALMA: "Não me importo de morrer, só não queria é sentir dor". Uma grávida desesperada suplicando para furar a fila dos carros para abastecer e ir para o Hospital, diante da indiferença generalizada dos motoristas. Cirurgias adiadas de pacientes que esperaram meses para realizá-la. Se essas pessoas morrerem, por falta dos recursos, uma coisa é certa: elas não são voluntárias para salvar grevistas, nem os milhares de animais são voluntários para morrerem supliciados de fome sem espaço para ser enterrados. O direito de alguns, por mais justo seja, não pode atropelar o direito de um povo inteiro, de querer trabalhar, ser medicado, encontrar comida, água e ter a chance de ser submetido à cirurgias para continuar vivo. Ou DEUS não existe.
ResponderExcluirA crise nos hospitais já existe faz muito tempo,muito antes da grave já tinha visto uma reportagem na tv globo sobre a falta de insumo para a realização da hemodialise,mas ainda bem que a maioria está a favor da greve como eu tbm estou, doa a quem doer, há cirurgias já são canceladas a anos,é que agora é mais fácil jogar nas costas de trabalhadores que só estão lutando por direito digno,aliás todos tbm tem familias e filhos que estão passando o mesmo que nós.
ExcluirEssa greve é ilegal e política... O Brasil está refém de uma categoria de trabalhadores que estão pensando somente no seu próprio bem, doa a quem doer. Sete dias de paralização é demais! Sou contra qualquer tipo de greve, em especial essa, que mexe com os animais que já são tão sofridos... A vida deles já é uma miséria. Pelo menos tem que comer enquanto vivos, né? O ser humano se vira! O animal está preso, à mercê dos seus carrascos os alimentarem ou não! Os caminhoneiros não tem o meu apoio e a maioria das pessoas que os apoiavam já está enxergando a realidade. Cansada desse país!
ExcluirCAMINHONEIROS são uma classe trabalhadora, sacrificada e honesta que merece ter seus direitos preservados, pleiteados e garantidos, tanto quanto os milhões de brasileiros que ficaram e ainda estão impedidos de trabalhar honestamente, com maiores sacrifícios do que os costumeiros, chegando atrasados aos locais de trabalho, quando chegam, sem atendimento médico hospitalar, prisioneiros de intermináveis filas de combustível e pagando bem caro pelas batatas, tomates e cebolas que antes conseguiam comprar, depois não. Claro, as crises já existiam muito antes da greve, mas os bem aventurados militantes do movimento, conseguiram a mágica de, em poucos dias, multiplica-las ao infinito, com repercussões para alguns anos à frente, só Deus sabe até quando, fazendo do país um inferno multiplicado em cadeia, generalizado e duradouro. O país que estava pobre, subdesenvolvido e quase morto, agora está pior, com a agravante de que o povo é quem está e vai continuar pagando o prejuízo desta classe trabalhadora, honesta, íntegra, valorosa e digna, e se preciso, morrendo para salvá-los, porque eles merecem.
Excluir