RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

1/10/2018

A temporada de caça ao lobo abre na Suécia

É muito triste a gente saber que países  supostamente tão evoluído pratique tamanha barbárie...
-----------
Suécia quer reduzir sua população de lobos em torno de uma atual 350 a 300 - mas os grupos de direitos dos animais estão consternados com a morte de lobos, como esta em 2010

Para aborrecimento de grupos de direitos dos animais e conservacionistas, a temporada de caça ao lobo abriu na Suécia na terça-feira, depois que as autoridades permitiram um abate de 22 dos animais.

Em 28 de dezembro, os ativistas dos direitos dos animais apelaram para o tribunal supremo para impedir o abate depois que um recurso anterior ao tribunal administrativo de Sundsvall no oeste da Suécia caiu de surdo.

 “Em 29 de dezembro de 2017, o Supremo Tribunal Administrativo rejeitou o recurso contra a decisão de (permitir) a caça ao lobo”, afirmou o tribunal em uma decisão da AFP.

“A temporada de caça ao lobo 2018 começará em 2 de janeiro”, disse a federação sueca de caça em seu site. A temporada licenciada, cobrindo cinco municípios centrais, vai até 15 de fevereiro.

Na terça à tarde, três lobos já haviam sido abatidos, de acordo com o instituto veterinário nacional que é encarregado de realizar autópsias nos animais mortos.

A caça tem sido uma questão quente que vai de ida e volta entre os tribunais desde 2009, depois que o parlamento finalizou uma proibição de quase 50 anos.

A Suécia tem cerca de 350 lobos de acordo com estimativas de proteção ambiental, mas as autoridades querem ver que o total baixou para 300.

Os ativistas anti-caça tomaram a questão sensível aos tribunais acusando que os regulamentos suecos violam a legislação européia que protege as espécies nos termos de uma convenção de Berna de 1979.

“É uma pena, mas não podemos mais fazer”, disse Torbjorn Nilsson, presidente da Associação dos Carnivores Suecos.

“Esperamos que o tribunal administrativo supremo acabe por encontrar uma solução razoável”, disse ele à agência de notícias TT.

Hunts em 2010 e 2011 viu 46 lobos culminados em qualquer ano, em 2015, 44, 14 em 2016 e 24 no ano passado. Os juízes cortaram a temporada de 2013 depois que três lobos foram caçados.

A Suécia e vários outros estados europeus permitiram que as populações de lobo aumentassem nas últimas décadas, à consternação dos proprietários de gado.

FONTE: Jornal Folha de Goiás

Um comentário:

  1. Alguns Saboteurs de Caça suecos estiveram presentes se posicionando entre a floresta e os caçadores assim impedindo os matadores de atirar. Teve bom resultado pois não e ilegal fazer isso. Infelizmente não puderam salvar todos.

    ResponderExcluir

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪