RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

12/03/2017

Cães vadios dizimam cabras

Cães vadios voltam a atacar o gado no interior da ilha de Santiago. Depois do Tarrafal, desta vez a matilha faminta e raivosa dizimou oito cabras, sendo que quatro estavam prenhas, causando assim prejuízo para a criadora Domingas Freire, de Palha Carga dos Engenhos.

Com prejuízos elevados para os criadores de animais referidos,
o caso está a dar que falar entre os residentes do concelho que tem a cidade de Assomada como Capital da Região Norte da ilha maior de Cabo Verde.

Segundo contou à Inforpress a filha Celene Monteiro, na manhã de terça-feira,29, quando a sua mãe foi cuidar do gado, que ficava amarrado frente à casa, encontrou todos os animais no chão.

Conforme explicou, esses cães famintos comeram duas cabras e atacaram as restantes, causando a morte a oito cabeças, inclusive quatro desses animais estavam no fim da gestação.

Informou que, na mesma data, foram tentar salvar, junto da Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente de Santa Catarina, mais uma cabra que ficou gravemente ferida e quatro cabritinhos.

Por causa do mau ano agrícola devido à seca, Celene Monteiro aproveita para apelar às autoridades a tomarem medidas contra os cães vadios, que têm dizimado o gado dos criadores no meio rural e têm atacado as pessoas tanto no meio urbano, como no rural.

“Peço que matem esses animais ou que tomem alguma medida, porque a minha mãe cuida dos seus animais como sendo um filho, porque é dali que ela tira o seu ganha-pão e o sustento da família. Não é fácil nessa época de seca ver cães a matar outros animais”, realçou Celene Monteiro.

Segundo ainda a Inforpress, essa mesma família do interior de Santa Catarina deparou-se,recentemente, com a morte de dez galinhas de uma só vez e até o momento não se conseguiu obter uma explicação sobre esse caso, que Celene Monteiro considera de “anormal”.

De salientar que, há bem pouco tempo, o Município de Tarrafal conheceu um caso semelhante, tendo grupos da cães vadios matado gado de vários criadores de cabras, carneiros e vagas.

FONTE: asemana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪