Pobrezinha!!!!! ainda bem que conseguiu um adotante..... tadinha..... que dó a gente sente, né?
----------------
Uma câmera de segurança flagrou, na terça-feira (2), um homem abandonando uma cadela em frente ao Hospital Veterinário de Taguatinga, no Distrito Federal. Segundo funcionários da unidade, tem sido recorrente o abandono de animais no local.
No vídeo (veja abaixo), é possível ver que o homem chega em uma caminhonete e estaciona próximo ao hospital. Ele desce do carro, abre a carroceria e a cadela desce. Em seguida, o motorista vai embora e a cachorra fica na porta do centro veterinário. Os funcionários recolheram e cuidaram da cachorrinha. Ela ganhou o nome de “Filomena” e foi adotada. Nesta sexta-feira (5), vai para a casa nova, em Brazlândia.
Abandono de animais é crime
A diretora Mayara Cauper alerta que o hospital veterinário não é abrigo de animais. Mas em 1 ano e 3 meses de funcionamento, cerca de 50 cães e gatos foram abandonados no local, diz ela. "A gente acaba gastando energia buscando abrigo para esses animais. E o objetivo do hospital é outro."
O hospital veterinário foi criado para atender, de graça, animais que precisam de tratamento. São, em média, 50 consultas por dia. Para a diretora, os donos precisam ter responsabilidade com os animais. Segundo ela, as pessoas que abandonam os bichos são identificadas por meio das câmeras de segurança e as imagens encaminhadas para os órgãos competentes.
"Abandonar animais é crime."
De acordo com o Código Penal, o crime de maus-tratos a animais é considerado de "menor potencial ofensivo". A pena varia de 3 meses a 1 ano de detenção, e costuma ser substituída por punições alternativas. Mesmo com flagrante, os suspeitos não ficam presos.
Desde maio de 2018, a punição por esse tipo de crime ficou mais pesada no DF. Agora, quem for flagrado maltratando animais domésticos ou silvestres pode ser multado em até 40 salários mínimos, o correspondente a mais de R$ 38 mil.
Como denunciar
As denúncias de maus-tratos a animais no DF podem ser feitas na Ouvidoria do governo de Brasília pelo telefone 162 ou pelo site www.ouv.df.gov.br. A Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente (Dema) também pode ser acionada pelo número 197, pelo WhatsApp — (61) 98626-1197 — ou pelo e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br. Outra opção é o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, que atende 24 horas pelo telefone (61) 3190-5190 e pelo WhatsApp (61) 99351-5736.
Fonte: G1
Enquanto esses criminosos não forem de fato punidos, presos, eles continuarão abandonando e dando o exemplo a outros que também são covardes e criminosos. A lei precisa incidir sobre as pessoas que maltratam animais. Abandono é CRIME e lugar de criminoso é na cadeia.
ResponderExcluirOlha a tristeza no olhar dela...
ResponderExcluirNem uma multa essas pessoas pagam. Vejam que o cara consegue manter uma caminhonete, mas não quis nem saber de manter a cadela!
ResponderExcluir