Viagens longas, espaços apertados e sujos, alimentação inadequada, sem assistência veterinária e calor extremo: essa é a triste realidade que os animais para abate exportados vivos precisam enfrentar. Em 2018, o Brasil exportou cerca de 700 mil bovinos nessas condições. O destino final quase sempre são os países do Oriente Médio.
Para chamar atenção aos horrores sofridos por animais transportados vivos, organizações do mundo todo escolheram 14 de junho como o Dia Contra a Exportação de Animais Vivo. Este ano, serão feitas manifestações em mais de 40 países, em todos os continentes.
No Brasil, o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, juntamente com entidades parceiras, está organizando ações de conscientização nos dias 13 e 14 de junho em diversas capitais:
- São Paulo (13 de junho)
Vão do Masp - av Paulista, 1578, Bela Vista
16h às 19h
- Rio de Janeiro (13 de junho)
Praça XV, Centro
16h às 19h
- Belo Horizonte (13 de junho)
Praça 7 - Centro
11h às 14h
- Brasília (14 de junho)
Ministério da Agricultura - Esplanada dos Ministérios BL D
10h às 13h
- Salvador (14 de junho)
Saída Estação Lapa - ao lado do Colégio Central
12h às 15h
Curitiba (PR), Belém (PA), Teresina (PI) e Goiânia (GO) também vão se mobilizar contra a exportação de animais vivos, os locais serão confirmado em breve. Veja no mapa da Compassion in World Farming todos os locais de manifestações pelo mundo:
Não basta a crueldade contra os animais exportados vivos, o meio ambiente também sofre. Durante o transporte, muitos animais morrem devido às péssimas condições dos navios e a propagação rápida de doenças.
Aqueles que não suportam a viagem são lançados para fora do navio, juntamente com toneladas de dejetos, o que causa um enorme impacto ambiental.
Luta antiga
O Fórum Animal e a Animals International atuam contra a exportação de animais vivos desde 2016 no Brasil, quando o comércio ainda era quase desconhecido no país. Em 2018, o Fórum Animal chegou a conseguir na Justiça a suspensão federal da prática, mas a decisão foi derrubada por intervenção da Advocacia Geral da União.
Ajude o Fórum Animal a colocar fim a essa realidade cruel! Participe das manifestações presenciais, compartilhe a #ExportaçãodeGadoVivoNão nas redes sociais e conscientize quem está ao seu redor.
Fonte: Fórum Animal
Nenhum comentário:
Postar um comentário