Lady na Benção de Animais da nossa ONG - 1995 |
Temos que fazer justiça. No recente falecimento da atriz Doris Day, a imprensa não deu a mínima importância ao papel dela na causa de proteção aos animais.
Agora, a Lady Francisco se vai e somente o Jornal O Dia narra, exatamente, o que aconteceu quando ela caiu. As outras fontes falam superficialmente do amor que ela tinha pelos animais.
Lady sempre prestigiou a causa participando dos eventos de defesa animal. Que o diga a protetora e veterinária Dra. Andréa Lambert, dona das fotos publicadas ao final. Os animais perderam a voz de uma personalidade que colocou toda sua popularidade a serviço deles.
-------------------
Morreu na tarde deste sábado a atriz Lady Francisco, aos 84 anos. Ela estava internada desde o último dia 28 de abril no Hospital Unimed Barra. A causa da morte, segundo o filho Oscar, foi falência múltipla dos órgãos. "Ela estava no CTI e vinha melhorando, mas ontem teve uma piora. Ela faleceu às 13h08. O céu ganhou uma grande estrela", disse Oscar à coluna. A atriz será cremada, mas ainda não há informação sobre o velório: "Estamos primeiro resolvendo as questões de documentação", afirmou.
O hospital emitiu um comunicado oficial: "O Hospital Unimed-Rio informa, com pesar, o falecimento de Leyde Cauquer Francisco, às 13h10 deste sábado, por falência de múltiplos órgãos, decorrente de isquemia enteromesentérica (transtorno vascular agudo dos intestinos). Leyde Francisco estava internada no Hospital Unimed-Rio desde 28 de abril".
Na noite de sexta-feira, uma nota do hospital já sinalizava a piora no estado de saúde da atriz: "Houve piora do seu quadro de saúde, atribuída à isquemia de órgãos intra-abdominais, como o fígado e os rins. Sua condição, neste momento, é considerada muito grave pelas disfunções orgânicas apresentadas. Lady Francisco segue recebendo todo o suporte necessário ao seu quadro clínico atual", diz o boletim assinado pelo médico Paulo Henrique Ribeiro Bloise.
Relembre o caso
No último dia 28, Lady Francisco, de 84 anos, caiu no chão quando apartava uma briga de cachorros em um parque do Rio. Na queda, ela fraturou o fêmur e foi levada para o hospital Unimed Barra, onde se submeteu a uma cirurgia para colocação de uma prótese no quadril. Ela continuou internada poque aconteceram complicações pós-operatórias.
Fonte: Jornal O Dia
=============
UMA AMANTE DOS ANIMAIS
Lou - E você cria animais?
Lady - Eu crio, eu tenho doze animais na minha casa.
Lou - Doze?!
Lady - Eu tenho gato, cachorro, papagaio, maritaca, dois urubus que vivem comigo há oito anos, tenho cágado, tenho porquinho da índia, tem tudo na minha casa.
Lou - É apartamento ou casa?
Lady - É apartamento.
Lou - E eles convivem numa boa? Um não come o outro? Quer dizer no bom sentido, com todo respeito.
Lady - Não, não come não...Convivem muito bem...
Lou - Interessante... cachorro e gato! Foram criados com muito amor, não é? E tem os urubus?!
Lady -Tem dois : o Pelé e o Bené. O amor é que domina a vida do ser humano racional e irracional. Então, os urubus, é claro, só vivem comigo, porque eles vivem na parte de cima, na piscina...
Lou - Ah, que engraçado.
Lady - Agora, se você chegar lá, eles atacam. Só a mim que eles não atacam, a mim e a minha filha. Qualquer outra pessoa, eles atacam. Mas eles passam comigo o dia, de noitinha eles vão pra mata, que é do lado e, de manhã, eles voltam.
Muito lindo, né? Uma vez quando eu fiquei doente, não subi, e aí deu uma tempestade. E cobertura é ruim que sempre vaza. Eu falei: - Vou ver se tá vazando lá em cima e ver se tá aberto. Quando eu cheguei, assim, tinha um na grade da piscina , o vento batendo, e ele balançando, desesperado, encharcadinho. Quando ele me viu, eu disse: - Oh, Pelé, vai embora! Você acredita que ele veio andando até perto da porta de vidro? E eu passei a mãozinha nele e ele foi embora pra mata.
Já tinha duas semanas que ele não me via. Meu olho se enche d'água, quando eu conto; é um negócio... Eu não vivo sem bicho!
......
Lou - Você transferiu sua carga afetiva para os animais...
Lady - E para as plantas! Noutro dia, minha filha disse: - Mãe, vai ver tua planta que tamanho que tá. Eu adoro hibisco, ela dá o ano inteirinho. Tava desse tamanho e branca. Quando eu cheguei eu disse: - Não acredito! Você é linda. A planta faz assim, ela ri pra gente... Sou apaixonada por planta. Hoje eu já beijei todas. Eu fico com vergonha, vou lá beijo, fico olhando pra ver se alguém tá vendo eu beijar, sabe? Aí eu beijo as plantas, beijo os bichos... Meu papagaio esteve doente. A Amil tem um veterinário de papagaio que é único aqui, é o Dr. Marcelo Levi, impressionante, você conhece?
Lou - Conheço de nome.
Lady - Ele foi lá e achou o papinho dele assim meio ruim; ele tinha vomitado.
Ele me peguntou: Como é que pegou isso? Eu fiquei pensando, pensando...
- Como é que pega? Algum pássaro que entrou por aqui, não sei, respondi. Aí ele perguntou:
- E a mãe que fica beijando a boca dele não pega nada não? Você beija o papagaio, dona Lady? Eu falei:
- Beijo.
- Deve ter passado algum fungo pra ele. Aí tive que dar remédio terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo. Domingo eu acabei de dar o remédio pra ele e tava limpando a gaiola dele e na hora que eu fiz assim, ele ficou com raiva que eu dei remédio quatro vezes por dia, ele pegou meu olho com o bico, pegou daqui pra aqui. Eu uso lente de contato só nesse, esse aqui não.
Ele me peguntou: Como é que pegou isso? Eu fiquei pensando, pensando...
- Como é que pega? Algum pássaro que entrou por aqui, não sei, respondi. Aí ele perguntou:
- E a mãe que fica beijando a boca dele não pega nada não? Você beija o papagaio, dona Lady? Eu falei:
- Beijo.
- Deve ter passado algum fungo pra ele. Aí tive que dar remédio terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo. Domingo eu acabei de dar o remédio pra ele e tava limpando a gaiola dele e na hora que eu fiz assim, ele ficou com raiva que eu dei remédio quatro vezes por dia, ele pegou meu olho com o bico, pegou daqui pra aqui. Eu uso lente de contato só nesse, esse aqui não.
Lou - Por quê?
Lady - Nesse aqui eu enxergo bem, essa aqui eu não enxergo. Aí ele pegou aqui e a lente saiu no bico dele e eu achei que tava cega. Aí eu fiquei louca, meu olho ficou desse tamanho.
.......
Lou - Me fala dos seus bichos.
Lady - Uma se chama Lady Di, uma coker spanish preta e branca; tem o Wolf Maia Jr, em homenagem ao diretor da Globo, nasceu no dia do aniversário dele, ele tava lá em casa, por acaso. O Wolf é um cachorro que não gosta de quase ninguém, mas é apaixonado pela empregada. A Cicciolina, que era minha paixão, foi embora. Nossa! Essa foi uma pancada na minha cabeça. Tem o Bené e Pelé, que são os dois urubus; tem o cágado, que se chama Haroldo de Andrade; tem o Jô Soares, que é a maritaca, igual a ele gordinho, pequititinho; tem o Zé, que é meu papagaio, que é a coisa mais linda, falante. A essa hora, assim, por volta de 4 horas, ele tá cantando. Ele canta trinta músicas, declama. Ele é muito lindo, me faz cada carinho, ele fala cada coisa comigo... tem um porquinho da índia, que é uma gracinha, ele fica aqui no meu peitinho com aqueles dois olhinhos me olhando.
Lou - Quando você viaja, você deixa alguém pra cuidar deles?
Lady - Claro. Quando eu viajo fica roupa minha assim junto com os cachorros pra eles cheirarem... O papagaio ouve música o dia inteiro; tem que ligar o rádio só pra ele.
Lou - Vai alguém lá fazer isso?
Lady - Não, minha filha mora comigo, uai. A empregada não sai, dorme comigo, dorme lá em casa. Eu não quero nem que arrume casa, deixa que depois eu resolvo com diarista, eu quero que fique com meus bichos. Sete e meia da manhã, os cachorros vão pra praça até às 10 horas; de tarde, vão pra praça às 4 horas, voltam 6, 7 horas da noite.
O cachorro é cego, mas adora... não entendo, acho que é o cheiro do mato e aquele lugar é lindo, tem o gato, e assim eu vou levando minha vida. Agora, eu vou todo dia no pet shop ficar brincando com cachorrinho da vitrine, pode? Eles me beijam, tem sempre um menininho ali perto, a gente bate papo...
==============
E-MAIL que trocamos em 2011 comprovando sua preocupação com os animais:
From: Lady Francisco
Sent: Monday, December 26, 2011 5:53 PM
To: 'Fala Bicho'
Subject: RES: ENFERMEIRA QUE MATOU A CADELA YORKSHIRE FALA COM A
IMPRENSA
Obrigada
amigos foi um presente de natal,realmente choro muiiiito e quase todos os dias
vendo tanto sofrimento nestes nossos irmãos
.
ainda na semana passada tentei salvar dois “anjinhos” e infelizmente não
consegui, mas continuo cheia de amor por eles todos.
Amor
Lady
De: Fala Bicho
[mailto:falabicho@falabicho.org.br]
Enviada em: domingo, 25 de dezembro de 2011 21:59
Para: Lady Francisco
Assunto: Re: ENFERMEIRA QUE MATOU A CADELA YORKSHIRE FALA COM A IMPRENSA
Enviada em: domingo, 25 de dezembro de 2011 21:59
Para: Lady Francisco
Assunto: Re: ENFERMEIRA QUE MATOU A CADELA YORKSHIRE FALA COM A IMPRENSA
Oi
Lady
o cachorrinho, o
Titã, está melhorando muito. A veterinária levou ele para passar o Natal com
ela. O camaradinha querido está muito bem atendido, não se preocupe. Leia aqui
neste link
http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/8204/Conheca+o+anjo+da+guarda+do+vira-lata+Tita . Agora, a perícia
comprovou que o cãozinho não foi enterrado vivo. Ele havia cavado um
buraco raso no quintal. Daí o dono dele o viu lá dentro e por estar muito
debilitado pela sarna e infecção, não reagia aos chamados. O dono achando que
estava morto, cobriu o buraco com ele dentro com folhas de bananeira de
aipim.
Se quiser ver o vídeo
com a explicação, clique aqui http://www.ogritodobicho.com/2011/12/encontrado-dono-do-cachorro-enterrado.html . A delegacia já
expediu o laudo dizendo que não ficou caracterizado que ele enterrou o animal...
tanto é que ele não morreu mesmo estando debaixo das folhas por mais de
12hs. Eu também ando
cansada do "Serumano"... e como!!!! mas, os animais me mantêm na
luta!!!!
bjs queridona ...
===============
Fotos de Andréa Lambert nas diversas ocasiões em manifestação e eventos de adoção
Lady Francisco, esse ser tão humano que nem parece humano, anjo dos animais e fada madrinha da causa animal: para onde você foi, com certeza já encontrou os seus animais que foram primeiro e a esperavam pacientes, todos lá, batendo o rabinho, gordos, sem doença,velhice ou paralisia, perfeitos e íntegros para você ter essa primeira surpresa de vê-los, se achava que não iria vê-los nunca mais. Você merece, Lady, descansar na companhia dos seus bichos amados que se comportaram muito bem, esperando por você; descanse e curta a carinha deles mas depois aceite o trabalho não remunerado que S. Francisco de Assis tem pra você, amando, protegendo os animais e até dando a vida por eles, como você fez em nome do Amor. Tomara seus animais que aqui ficaram, cão, gato urubus, porquinho, cágado, maritaca e papagaio, sejam tão bem tratados como você os tratava e daqui a algum tempo se conformem um pouco com o inevitável, aceitem a sua ausência de “até breve”, até que se reúnam, cada qual no seu tempo de partir, um a um, ao seu encontro para aquele abraço apertado. Fique com Deus irmã querida. Fique em Paz.
ResponderExcluirO grande público não conhecia esse lado da Lady, porque a grande mídia só divulgava o lado atriz. Mas nós sabíamos. Nós acompanhávamos o trabalho dela ao lado das protetoras. Cumpriu sua missão com dignidade, honra, compaixão e heroísmo. Porque pra defender animal tem que ser herói. Que Deus a receba.
ResponderExcluir