Tem protetor que nem liga para os pombos e outros piores que repetem que são transmissores de doenças..... Ô nojo!!!!! É dose ver tamanha ignorância. Esta matéria esclarece o quanto estes animais são explorados por humanos gananciosos e cruéis. Fiz a tradução o melhor possível!!!!! Não deixem de avaliar....
-------------------
É uma corrida brutal de 600 quilômetros durante a qual os competidores enfrentam calor escaldante, mares selvagens, predadores violentos e a ameaça de sequestro. Apenas um em cada dez terminará.
Esta é a competição MacArthur - a corrida de pombo mais longa das Filipinas. É um desafio difícil para os pássaros e um caso tenso para os proprietários.
"Em comparação com a Europa e os Estados Unidos, temos muitos predadores aqui e muitas pessoas que atiram nesses pássaros", disse Jaime Lim, um dos pioneiros mais conhecidos das Filipinas - como os devotos da perseguição são conhecidos. "Redes de pesca são montadas nas montanhas para capturar essas aves. Esse é um grande problema hoje em dia", acrescentou o magnata da construção, de 68 anos.
Pombos de corrida podem valer milhares de dólares, mas alguns que são seqüestrados são vendidos a criadores inescrupulosos por apenas US$ 14, explicou Lim. É um efeito colateral nefasto da crescente popularidade do passatempo nas Filipinas, onde agora existem pelo menos 300 clubes com milhares de membros. Isso reflete a crescente popularidade em outros países asiáticos, particularmente na Índia, Taiwan e China.
Em março, um comprador chinês gastou um recorde de 1,25 milhão de euros (1,4 milhão de dólares) em um leilão para o melhor pombo de corrida de longa distância da Bélgica de todos os tempos. De acordo com a Encyclopedia Britannica, o esporte começou na Bélgica, onde a primeira corrida de longa distância foi realizada em 1818. A nação européia continua sendo o centro global para entusiastas. ( PUBLICAMOS MATÉRIA A RESPEITO AQUI NO NOSSO BLOG)
- Apelo de jogo -
O apelo nas Filipinas parece ser uma mistura, incluindo as fascinantes habilidades de navegação do pássaro e um toque de fome por um lucro rápido. A beata Mary Grace San Jose, de 38 anos, é do distrito pobre de Tondo, em Manila, e diz que participa porque a corrida é aberta a todos. "O importante é que você é capaz de alimentá-los", disse ela à AFP, acrescentando: "A única diferença é que você não pode pagar o que os ricos dão aos seus pássaros para comerem ... mas tudo bem."
O dinheiro continua sendo parte do apelo para muitos.
"Não parece bom, mas a oportunidade de apostar é parte disso", disse à AFP Eddie Noble, funcionário do Clube dos Criadores de Metro de 1.000 membros. Noble disse que o principal condutor, no entanto, é a pura excitação de "competir com essas aves com uma capacidade fenomenal de encontrar o caminho de casa".
A ciência nunca explicou concretamente as habilidades do pombo-correio.
As duas teorias mais populares afirmam que elas seguem as linhas do campo magnético da Terra e confiam em seu senso de olfato. Uma nova hipótese diz que as aves usam sons de frequência ultrabaixa que mapeiam o terreno.
Essa habilidade é colocada à prova no MacArthur.
"Dez por cento, no máximo, voltam", disse o diretor da corrida, Nelson Chua, sobre o evento, que começa na cidade de MacArthur, na ilha de Leyte. "Podemos dizer que 50% a 70% foram capturados por redes, baleados ou capturados por predadores", disse ele. Lim insistiu que o sigilo é necessário para proteger as aves: "Se eles (seqüestradores) souberem da data da corrida é quando colocarem suas redes."
- Pais preocupados -
A maioria é caçada por aves predadoras famintas, abatidas pelo calor e exaustão tropicais ou mesmo pelo tufão ocasional em uma competição que dura pelo menos dez horas. Aqueles que sobrevivem voam diretamente para seus pombais na área de Manila. Seus donos devem então recuperar um código afixado no pé do pombo e chamá-lo para os organizadores da corrida, que é como a ordem de chegada é determinada.
Para Ashley Fruno, do grupo Povo para o Tratamento Ético dos Animais, as três travessias marítimas na corrida MacArthur - em vez de caçadores furtivos - são as culpadas pela taxa de baixas de 90 por cento. "Não há nada de esportivo em forçar os animais a arriscar - e muitas vezes perder - suas vidas para que alguém possa ganhar um prêmio, um título ou algum dinheiro", disse Fruno, da Manila, à AFP.
Ela acrescentou que os pombos voam baixo sobre a água para evitar o vento, e muitos morrem quando atingidos por ondas ou sucumbem à exaustão. Os criadores alegam que esperam que seus pássaros retornem como pais preocupados. "Pode levar alguns dias, mas eles sempre voltam, a menos que sejam pegos pela rede", disse a beata participante San Jose.
"Se não o fizerem, vou passar dias no sótão do telhado, esperando por eles", acrescentou. Mas ela admitiu, que não tem a mínima ideia do que aconteceu com suas duas últimas participações na corrida MacArthur porque as aves não conseguiram voltar.
Fonte: Daily Mail
Tradução livre do Google
A ignorância é um inferno. Saia todos os dias para alimentar os pombos. Jogavam água, se eu não sabia que pombo trás doenças. Até que um dia encontrei vários pombos mortos. Misturaram veneno. Até rolinhas que também vinham comer morreram. Eita raça ruim!
ResponderExcluir
ResponderExcluirEntendo perfeitamente ..é uma injustica tamanha o que as pessoas fazem com estes animais incriveis, que ,infelizmente tenho consciencia de que nao vou viver pra ver a humanidade reconhecer o quanto foram perversos e crueis com eles.e com muitos outros animais...e a hipocrisia de alguns orgaos que dizem que nao podem maltrata-los mas tambem nao podem alimenta-los?qual é?morrer de fome é uma das piores mortes que existe e aceitar que alguem mereça isso é muito muito podre...soube de uma senhora que foi agredida por um porteiro na minha rua,porque tinha colocado um pouco de comida para alguns pombos proximo ao predio que ele trabalhava,pode isso?... e o terror que tocam falando aquele bla bla bla da doenca de pombo? sabemos que isso nao existe .todas as doencas que sao atribuidas a eles em exclusividade, podem ser encontradas em outros lugares entre eles frutas agua e tambem em seres humanos ..nos temos as nossas doenças e nao vejo ninguem querer nos matar ou achar que nao podemos frequentar um lugar por causa disso ....sao condenados a morrer de fome, porque nao podemos alimenta-los..,sao atropelados,parece que eles acabaram nos usando como referencia e caminham mais que voam inclusive ja perdi a conta de quantas vezes me vi atravessando uma rua em direcao a eles para tentar fazer com que voassem antes de um carro os atingir... eles atravessavam junto com as pessoas no sinal mas os passinhos sao muito pequenos para terminar de atravessar antes do sinal abrir. .sao envenenados ... coisa terrivel,terrivel.quanfo era nova, vivi uma experiencia horrorosa na minha rua uma pessoa desgraçada os envenenou e eu olhava para todos os lados e eles estavam agonizando.cheguei a tentar salvar um que levei pra cada mas ele acabou morrendo na minha mao fiquei com tanto odio...nao gosta,ok ,mas implicar com quem se importa? Chamam a gente de tudo quanto é nome mas se nao fazemos nada ,quem fará?ainda hoje,principalmente em festividades, vemos pombos serem soltos a deus dará,e nao é para alimentá-los depois mas sim para reclamar da existencia deles como se brotassem da terra e nao tivessemos sido nós a contribuir para este triste destino..nós humanos os colocamos nesta situacao o minimo que deviamos fazer é respeitar aqueles que tentam amenizar como podem esta situacao de dependencia que foram colocados.desculpem o desabafo.
Eu já tinha ouvido falar nessa covardia, só não sabia onde era que acontecia. Um horror. Argh pobres aves, pombos espetaculares.
ResponderExcluirÉ surpreendente como o Homem consegue se superar na crueldade com os outros animais ora por diversão ora por ganância, não importa o que os leva cometer essas maldades! Eu nunca tinha ouvido falar desse tipo de corrida.
ResponderExcluirTem momentos que perco toda a fé na raça humana!
Enquanto pessoas olharem para estes animais como seres sem direitos a nao ser o que estes ordunarios os impoem dificilmente coisas como esta irao desaparecer... repugnante
ResponderExcluir