RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

5/12/2019

À quantas andam a exportação de animais vivos em navios currais

A minha vontade, eu juro, é me rasgar toda!!!! pra nós que lutamos tanto pelo meio ambiente e pelas leis de proteção animal, isto está sendo a morte em vida!!!!!
-------------
Governo Bolsonaro abre ainda mais o mercado para a exportação de gado vivo
A ministra Tereza Cristina, acompanhando
o presidente Jair Bolsonaro, anunciou que agendou uma viagem para o Vietnã, que tem interesse na compra de gado vivo

O Governo Bolsonaro está abrindo ainda mais o mercado para a exportação de gado vivo. Além de assinar em março um Certificado Zoossanitário com o Cazaquistão, para que o Brasil exporte bovinos ao país transcontinental, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já se posicionou favorável à ampliação das exportações de “carga viva” para países como Egito, Turquia, Jordânia, Iraque, Líbano e Irã.

São nações que têm grande interesse principalmente na compra de animais vivos que normalmente são executados de acordo com os preceitos do abate halal. “No que depender de mim como ministra e do setor produtivo, vamos continuar fazendo com que cresça essa cooperação comercial entre os países do mundo árabe e o Brasil”, declarou a ministra da agricultura, Tereza Cristina, no mês passado no site do Mapa.

Vale lembrar que em janeiro o governo brasileiro celebrou um acordo para exportar gado vivo para a Malásia. Sobre o novo destino dos bovinos brasileiros, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, publicou no Twitter: “Após muito trabalho da diplomacia comercial, em coordenação MAPA-MRE, o Brasil abriu o mercado para exportação de gado para a Malásia. O acordo atende às normas fitossanitárias e de produção exigidas por aquele país de maioria islâmica.”

Segundo a Secretária de Comércio Exterior (Secex), a exportação de carne brasileira já registrou aumento de 53,3% em abril, superando em 43,3% as exportações de carne em abril de 2018. “Nos primeiros quatro meses de 2019, os embarques de carne bovina alcançaram 538.523 toneladas, representando crescimento de 11,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram exportadas 482.114 toneladas”, informou ontem a revista Globo Rural.

No último dia 29, durante o Agrishow em Ribeirão Preto, interior paulista, a ministra Tereza Cristina, acompanhando o presidente Jair Bolsonaro, anunciou que já agendou uma viagem para o Vietnã, que também tem interesse na compra de gado vivo. Nessa modalidade de exportação, os animais são transportados em pé.

Fonte: Vegazeta
============================

Exportação de gado vivo bate recorde e esquenta debate interno
Atividade ainda navega por mares intranquilos, repletos de desafios. Operação revela-se rentável, mais ainda complexa.

Um por um, os bovinos vão descendo do caminhão, em fila indiana, monitorados por estivadores; percorrem um pequeno corredor com laterais fechadas, para evitar que se distraiam; alcançam uma rampa inclinada, semelhante à usada para embarque em aviões, mas sem degraus, que dá acesso ao “navio boiadeiro” e vão ocupando seus vários andares. Essa cena – cada vez mais frequente em portos como São Sebastião, SP; Vila do Conde, PA, e Rio Grande, RS – ilustra bem uma modalidade em franca expansão: a exportação de gado vivo.

No ano passado, o País embarcou 810.047 cabeças, 102% a mais do que em 2017, faturando US$ 550,9 milhões e assumindo a segunda posição no ranking mundial de exportadores por via marítima, atrás apenas da Austrália. Trata-se de uma operação interessante, que remunera bem, mas muito intensa, complexa e nervosa”, define André Perrone, diretor da Companhia Agropecuária Monte Alegre (CMA), que trabalha há três anos com exportação de gado vivo. Da “originação” (compra de animais), a reportagem de capa de DBO deste mês de abril mostra todas as etapas deste processo, as oportunidades, desafios e riscos.

Fonte: Portal DBO

2 comentários:

  1. O pesadelo nosso de cada dia, não nos dai de novo hoje, Senhor, mas livrai-nos do mal, amém.

    ResponderExcluir
  2. Os protetores, a causa animal em um todo, deveria exigir por lei que todos esses navios tivessem câmeras e fosse transparente a contagem de óbitos e doentes. Pra começar.

    ResponderExcluir

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪