RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

2/03/2019

Mata paulista tem flagrante inédito de onça com filhotes

A única coisa que me revolta é que esta mãezona e seus filhotes poderão ser caçados por um psicopata qualquer.... Deus meu!!!!! tanto trabalho para estes demônios matarem esta família linda....
-----------------------
Imagem foi registrada por uma das câmeras espalhadas no Parque das Neblinas; jaguatirica e gato-mourisco também são filmados.

A imagem inédita feita em dezembro do ano passado e divulgada apenas agora empolgou todos os envolvidos com o trabalho de preservação e regeneração do Parque das Neblinas, área de seis mil hectares situada entre as cidades paulistas de Mogi das Cruzes e Bertioga.

Uma onça-parda surge tranquilamente com seus dois filhotes andando pela mata. Os poucos segundos de passeio dos felinos durante o dia são a prova de que o local tem oferecido as condições ideais para que os animais vivam e se desenvolvam.

O pessoal ficou muito feliz. O registro (da onça-parda com dois filhotes) é uma manifestação inequívoca de que o parque está dando suporte para a reprodução." — Paulo Groke, diretor de Sustentabilidade da Ecofuturo.  Ainda não se sabe exatamente quantos indivíduos da espécie circulam pelo lugar, mas há o interesse em se fazer um inventário para chegar a esse número. Antes, porém, o objetivo é determinar a população de antas por ali, que aparecem com frequência.


De qualquer forma, já há registros suficientes para mostrar que a área tem uma biodiversidade importante e bem próxima da Grande São Paulo.

Para avançar nas informações sobre as populações do lugar, o grupo que administra a área – que é particular – afirma que está de portas abertas para os pesquisadores e investidores nesse setor, oferecendo estrutura, segurança e menos obstáculos burocráticos para que os trabalhos sejam realizados.

O Parque das Neblinas cumpre um importante papel na conservação dos recursos naturais da Serra do Mar paulista, contribuindo para a proteção do maior contínuo de Mata Atlântica do Brasil, o Parque Estadual da Serra do Mar e a Serra de Paranapiacaba.


O mais importante é reconhecermos o valor dessas áreas florestais próximas às grandes cidades. Além de garantir uma ampla biodiversidade, esses locais também promovem a qualidade de vida do entorno. Elas mostram que são capazes de abrigar diversas espécies, todas vivendo em condições ideais." — Paulo Groke

Jaguatirica também foi flagrada na mata
O monitoramento realizado com dez câmeras espalhadas pela mata existe há pelo menos três anos e, além da onça-parda e seus dois filhotes, já mostrou diversas outras espécies, como uma jaguatirica, um gato-mourisco, diversas cuícas, queixadas (porco-do-mato) e antas.

No caso das onças, o registro mostra que o trabalho desenvolvido tem obtido resultados positivos: os animais apresentam um ótimo estado de saúde, o que significa perfeita adaptação ao meio. O próprio processo de reprodução exige uma energia muito grande e as imagens demonstram que os felinos estão em plenas condições." — Paulo Groke

Com seis mil hectares, sendo mil com florestas de cobertura muito próximas da vegetação original, o parque conserva a bacia do Rio Itatinga e promove pesquisa científica, manejo florestal, educação socioambiental, proteção da biodiversidade, restauração da Mata Atlântica e visitação. São 1.253 espécies da biodiversidade identificadas e 58 pesquisas científicas já realizadas. No lugar, ainda existem 470 nascentes.

Preocupação
Mas, além de belas imagens, o monitoramento também capturou indícios de problemas que precisam de solução.


De acordo com o diretor de Sustentabilidade, alguns javaporcos já foram flagrados por ali. A preocupação é grande porque essa espécie híbrida e invasora destrói tudo por onde passa, principalmente as nascentes. Além disso, também são uma ameaça a outras espécies e às pessoas que cruzam o seu caminho.

Outras imagens mostram pessoas andando pelo parque em direção a áreas onde existe um plantio de palmeiras juçara, muito visadas comercialmente. O número delas chegou a apresentar queda e, supostamente, dá a entender que as pessoas poderiam estar atrás desse material de forma ilegal.

Para responder a isso, a empresa que administra a área já promoveu a semeadura de mais de 7 milhões de sementes da palmeira juçara, que é considerada vital para o equilíbrio da Mata Atlântica.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪