Sinceramente, estou sem forças para falar..... Só imaginar a quantidade de animais mortos por conta de mais um crime ambiental, me fizeram vomitar durante a noite e dia de ontem..... Cada coisa que eu fico analisando, revolta minhas entranhas. Estou publicando algumas matérias. As veterinárias Ana Liz, Carla Sássi e Amélia Oliveira poderão nos informar de tudo que está rolando por lá.
=================
=====================
Animais também são vítimas do rastro de lama que destruiu instalações da Vale e casas em Brumadinho, após o rompimento de barragens na sexta-feira (25). Imagens deste sábado (26) exibidas pela TV Globo mostraram uma vaca viva e aparentemente presa nos rejeitos na região do desastre.
Sobreviventes também lutam para salvar seus animais. Um caseiro viu quando a enxurrada se aproximava e conseguiu salvar algumas galinhas da criação. "Eu vi o olho de outra galinha piscando, de pé, em cima do barro, e decidi voltar", contou Seu Jumercindo.
Eu preciso salvar essa galinha, é uma vida, não é justo, ela não pode ficar ali", lembra. Na operação de resgate, Seu Jumercindo encontrou outras duas aves atoladas. Elas foram lavadas e estão em observação.
==========
Animais foram fotografados tentando sobreviver em meio à lama
Foto: EFE/ Paulo Fonseca - 25.01.2019
Voluntários se mobilizam para salvar animais em Brumadinho
Animais sofrem com desastre e ainda podem ser resgatados
Ministro diz que Bolsonaro nunca quis afrouxar licenças ambientais
"Nunca houve um projeto de afrouxamento da fiscalização", disse Ricardo Salles neste sábado sobre a tragédia em Brumadinho
Em 2018, Bolsonaro disse que licença ambiental atrapalha obras
Em discurso transmitido pela internet, o então candidato à presidência prometeu que iria acabar com “capricho” de fiscais
Não me leve a mal mas político nenhum presidente nenhum se incomodou ou se importou pela causa animal
ResponderExcluirNem o lulinha nem dilminha nem temerzinho etc....Bolsonaro tem é que mudar o que os vagabundos anteriores deixaram de fazer ou será igual al a eles tb
Concordooooooo!!!!! Dilma já tinha assinado esse acordo em 2015!!!! Leiam bem antes de colocar a culpa em quem malcomeçou a governar !
ExcluirVotaram nele né? óbvio. O Lula ta preso e a Dilma tá fora. águas passadas não movem moinhos. O foco agora é no atual presidente e TODO MUNDO que é ambientalista e protetor de verdade sabe
Excluirque ele não tem interesse de fazer nada pelo meio-ambiente, aloooou! Aurea Abrantes
É desolador... Imagina com esse atual ministro do meio ambiente! A conta irá para os eleitores do Btralha.
ResponderExcluirAquelas vacas desesperadas sendo carregadas pela lama foi de cortar a alma em pedacinhos. Se a força foi tamanha para levar o gado, imagine se alguém teve a chance de escapar?!
ResponderExcluirNao ha indenização que pague por estas vidas.
Não levo muita fé no novo governo, mas culpar uma posse que não completou nem um mês e mais que absurdo. Perguntem o que os governos anteriores fizeram para impedir que isso acontecesse? Nem o caso de Mariana serviu como exemplo.
ResponderExcluirExatamente!!!! Esqueceram do que a Dilma assinaou em 2015????
ExcluirMAIS UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA, POIS FOI LARGA E AMPLAMENTE AVISADA QUE NOVOS ROMPIMENTOS IRIAM OCORRER. É QUAIS FORAM AS PROVIDÊNCIAS? NENHUMA!!! APENAS A CONTINUAÇÃO DA GANÂNCIA. É AÍ ESTÃO MAIS VIDAS CEIFADAS; TANTAS PESSOAS E ANIMAIS SEM A MÍNIMA CHANCE DE SOBREVIVÊNCIA E SIM, MAIS VÍTIMAS DENTRO DESTA POLÍTICA PODRE DESTE PAIS!!!!! E O PRESIDENTE ELEITO IRIA EXTERMINAR COM O MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. NÃO FOSSE NOSSA PRESA AO, DOS ATIVISTAS, AMBIENTALISTAS, PROTETORES E DEFENSORES, COM A AJUDA DA POPULAÇÃO CONSCIENTE, NÃO TERÍAMOS MAIS ESTE MINISTÉRIO. MAS, AINDA, COM ESTE MINUSTRO ELEITO, DA BANCADA RURALISTA, RICARDO SALES ...... O QUE DEVEREMOS ESPERAR???????????????
ResponderExcluirNenhuma palavra existe para descrever o horror de uma nova tragédia anunciada porque não foi a primeira e não será a última já que pessoas e animais não costumam ser prioridade quando interesses financeiros colossais, de poderosos, estão em jogo. Permitir que humanos coabitem ao lado do perigo, sem retirar o perigo é escandalosamente cruel. Nenhum motivo é razoável quando se legaliza a convivência do paraíso tão rente do inferno porque o inferno abomina paraísos e um dia os destrói, essa é a lei. Não VALE a pena ver de novo pessoas e animais atolados na lama, acreditando que vão acordar do pesadelo. Não vão. Vão despertar para outro pesadelo, o da própria morte ou para vivenciar o luto de seus amados desaparecidos, pessoas, animais, aves e a plantação bonita que dava gosto ver a se perder no horizonte azul. Por muito tempo ainda ou para sempre os que sobreviverem não viverão mais a paz que plantavam e colhiam, merecidamente, todos os dias. Sobreviventes serão os mártires machucados por dentro e por fora, espezinhados e prensados contra a lama maldita que, mesmo após lavada, não sai do coração atormentado, que chora em vão pelos bens sepultados sem aviso prévio ou permissão de adeus. O que era um remanso verde a enxurrada arrastou para o nada e para o nunca mais. Não VALE a pena ver de novo o que promotores da desgraça deveriam prever e evitar, mas porque não souberam administrar a desgraça anterior, dançaram e vão dançar nessa também, com prejuízos multiplicados e contabilizados ao infinito porque dessa vez estão chorando por seus funcionários filiados, atingidos, também. Vociferar contra a cúpula responsável, não trará aquele mundo bonito de volta nem os que viveram, jubilosos, nele. Não VALE clamar por castigos do Céu contra os irresponsáveis, porque eles já não estão dormindo, nem comendo, nem respirando, nem vertendo lágrimas no rosto extático, nem entendendo o que a própria razão se lhes recusa explicar, tamanha a dor que sentem de uma forma diferente das vítimas, é certo, mas SENTEM porque maior castigo é o deles, porque são réus, perdoai-os, Senhor. Se existe algum pálido conforto nos abraços e nas lágrimas dos que compartilham seus ais sob o teto dos Abrigos, misturando lembranças mútuas com desolações recíprocas, nenhum lenitivo poderá haver no coração dos responsáveis, coitados, porque não se perdoam. E se culparão, com medo de ser felizes, quando olharem seu filho vivo e seu cão abanando o rabinho, acordando contente na casa bonita e íntegra dele, sem nenhum respingo de lama e com todos os vidros limpos nas janelas floridas. Nenhuma punição irá puni-los tanto quanto olhar seu próprio rosto no espelho. Não vale a pena odiá-los mais do que se odeiam. Não VALE.
ResponderExcluirParabéns!!!!! palavras e sentimentos bem colocados!!!!!
ExcluirMuito bem. Ainda mais triste é saber além das perdas materiais e emocionais, que a contaminação levará muitos anos para ser extirpada do solo, e que tudo isso poderia ter sido evitado com um decreto e fiscalização. Aurea Abrantes
ExcluirO PRESIDENTE FALOU EM DISCURSO RECENTE EM DAVOS QUE "somos o País que mais cuida do meio ambiente". O que falar após isto?
ResponderExcluirQuem votou no mito nem leu ou ouviu o que o bozo cansou de dizer: Esses ambientalistas xiitas vão ser afastados! Chega de falar mal do PT, da Dilma. O "garoto" dele está chafurdando na lama. Lógico aprendeu com o pai. Disse que não chamaria nenhum condenado ou suspeito. Chamou. Agora chega. O ministro do meio ambiente é condenado. Só penso nas famílias, nos mortos e nos pobres animais sem defesa e lá vem fã de político. Vai se danar tá?
ResponderExcluirSó me responda uma coisa: os "garotos" do Lula enriqueceram como? Aprenderam com o pai, o maior chefe de quadrilha que já governou o Brasil. Desvios de verbas, troca de favores, propinas... Fizeram a festa com o dinheiro público. Mas, e Mariana, e Brumadinho? Por que durante tantos anos no poder, os malditos petistas não fizeram nada para impedir isso acontecer?
ExcluirBom lembrar que foi FHC que privatizou. Vale e Samarco pouco estão se incomodando com o sofrimento. Querem é lucro. Fiscalização que se vendeu, sempre. Em Mariana foram 19 vidas humanas, a maioria esperando indenização. Quantos animais indefesos morreram? Ninguém contou. Como se eles não tivessem sentimentos, medo, horror. Dinheiro, dinheiro. É isso que conta. O meios ambiente contaminado por quantos anos?
ResponderExcluirPois é, e a defensora do meio ambiente Marina Silva só desce da nave há cada quatro anos para se eleger.
ExcluirSempre fomos e seremos muito mal representados nesse país.