RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

12/19/2018

Criadores de ovelhas do Centro-Oeste de SP fazem tosquia do rebanho

Fiquei analisando o vídeo e achei que os os tosquiadores brasileiros são até bonzinhos e competentes, afinal, dois minutos para cada tosquia é até difícil de imaginar. Lembrei que as lâminas ficam quentes e daí vendo o filme reparei numa ovelha com a cabeça machucada. Realmente, só uma .... poderíamos considerar até numa falha humana ou uma reação do animal.... Vai saber.... 
------------------
Tosquia favorece bem-estar dos animais nos meses mais quentes.
Paulo e Luan vieram do Paraná para passar uma temporada visitando fazendas no Centro-Oeste Paulista. A mão-de-obra dos dois não é comum na região. O ofício deles é tosquiar ovelhas. Paulo Ribeiro da Cunha diz que é um trabalho delicado e que requer bastante esforço físico, principalmente porque a pessoa fica muito tempo na posição arcada.

A tosquia é fundamental no rebanho e exige muita técnica. Uma vez por ano todo criador tem que retirar a lã das ovelhas, o que acaba promovendo um conforto térmico maior quando o calor aperta. O trabalho é feito geralmente entre a primavera e o verão, antes do início das chuvas. É que o excesso de umidade diminui a qualidade da lã. O zootecnista Cledson Augusto Garcia lembra que, nessas condições, o aparecimento de fungos é mais comum.


Para garantir uma lã de qualidade também é preciso redobrar o cuidado com o rebanho. Cledson diz que é importante evitar, no período de até três meses antes da tosquia, que os animais fiquem em pasto sujo, com ervas daninhas. Carrapichos e picão, por exemplo, pioram a qualidade da lã. A tosquia também não deve ser realizada no mínimo dois dias antes de chover.

O tempo para cada ovelha ser tosquiada é rápido. Leva em torno de dois minutos. A lã é vendida para uma indústria do Rio Grande do Sul, que faz a separação e extrai a lanolina, um óleo usado no setor de cosméticos. A lã é exportada para países da América do Norte, onde é manufaturada.

a única que vi ferida... as outras tinham irritações na
pele, provavelmente, pela lâmina aquecida

No ano passado, a equipe do Paulo estava recebendo R$ 3,20 pelo quilo da lã. Nesse ano, melhorou. O quilo está saindo por R$ 4. Dependendo da quantidade de serviço, eles conseguem até 30 toneladas de lã por temporada.

Em Vera Cruz (SP), Airton de Moura cria 25 ovelhas. Embora o plantel seja menor, mesmo assim o produtor contrata o serviço de tosquia. Paulo fala que não há essa mão-de-obra por perto e que precisa contar com o serviço prestado por profissionais que chegam de longe.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪