No ultimo dia 17 deste mês publicamos a postagem: Ministério da Agricultura reconhece manual de criação de ''Galo de Combate'' . Procurei de todo jeito pela internet e até no próprio Ministério este tal "manual" e não consegui descobrir. Acontece que o atual Ministro Blairo Maggi, atendeu a quantidade de pessoas que protestaram contra a tal Portaria e revogou a "mardita"...... A origem de toda encrenca foi aquele
tal rinheiro mequetrefe - Senador chama ambientalistas e veterinários de "calça suja" e "maconheiros", que se rebelou na tribuna contra o a Portaria do Conselho de Veterinária que regulamenta o que é maus-tratos contra animais. Ainda bem que o tal Ministro desarranjou legal este senador ....--------------------
Na sexta-feira, após a Comissão Técnica Permanente de Bem-Estar Animal, vinculada ao Ministério da Agricultura, dar um parecer favorável ao Manual de Criação e Manejo de Galos de Combate por meio da Portaria 1.907/2018, publicada no Diário Oficial da União, o ministro da agricultura Blairo Maggi decidiu recuar e revogar a portaria. O motivo é que a medida trouxe bastante repercussão negativa, considerando que a portaria poderia abrir um precedente que pudesse favorecer as brigas de galos no Brasil.
Inclusive essa foi a crítica de ativistas dos direitos animais de várias regiões do país, que apontaram que há inúmeras petições online a favor tanto da criação de “galos de combate” quanto de rinhas. Além disso, só este mês, a Polícia Ambiental realizou dezenas de prisões e resgatou dezenas de animais nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, onde eram realizadas brigas de galos.
De acordo com a advogada Elizabeth Veronese, da Comissão de Proteção e Defesa Animal do Rio de Janeiro, a Portaria 1907 não deveria ter sido criada porque se enquadra como apologia ao crime. Considerando as controvérsias, na sexta-feira, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, por meio da Portaria 1949/2018, tornou sem efeito a Portaria 1907, de 8 de novembro de 1908, por entender que a aprovação do Manual de Criação de “Galos de Combate” poderia realmente parecer um incentivo às rinhas.
Fonte: Vegazeta
Finalmente uma notícia boa! Obrigada por divulgar conosco!
ResponderExcluir