RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

10/17/2018

Jacarés são flagrados circulando pelas ruas do Recreio

É só não mexer com ele.... conviver porque nós é que estamos no habitat deles.... Mas, olha que baitão..... kakakaka..... só tenho preocupação com os cães e gatos da área.....
-----------------
Aparecimento de jacarés em ruas do Recreio, Zona Oeste do Rio, assusta moradores
Na última semana, uma moradora filmou um dos animais, que mede cerca de 1,4 metro, andando por uma avenida movimentada durante à noite. Moradores
do Recreio, Zona Oeste do Rio. relataram que têm encontrado, com frequência, jacarés circulando pelo bairro. Só na manhã desta terça-feira (16), cerca de sete animais foram encontrados no canal que fica na região.

Na última semana Conceição Alves, que mora no bairro há mais de 20 anos, encontrou com um dos animais andando pela Avenida Gilka Machado e registrou. O vídeo viralizou na internet. De acordo com a moradora, é comum encontrar os animais no canal, mas ver os jacarés nas ruas assusta. “Nós estamos acostumados a vê-los mais aqui [dentro do canal]. Você ver um de noite vindo andando calmamente como ele veio, realmente assusta”, contou Conceição. 

De acordo com o biólogo Ricardo Freitas, do Instituto Jacaré, a aparição destes animais nas áreas urbanas em períodos de chuva é comum, já que o aumento de volume da água do canal facilita a saída dos animais de dentro do canal. Além disso, Ricardo explicou que os jacarés saem do seu habitat em busca de alimentos, e parte disso é por culpa dos próprios moradores.

“Muita gente joga lixo no canal, que é bastante estreito, os jacarés não tem muito para onde ir e, com a questão do lixo, a qualidade do alimento também diminui. Aí entra o problema dos moradores que alimentam os jacarés. Porque ficam com pena, se solidarizam. Os animais acabam indo atrás disso”, contou o biólogo.


O Instituto Jacaré desenvolve estudos e monitoramento em prol da conservação de jacarés e alerta para que a população não esqueça que eles são animais que podem oferecer risco aos seres humanos. “Não podemos esquecer que ele é um predador”, alertou Ricardo.

Ainda segundo o biólogo, o animal flagrado pela moradora andando pela rua já é conhecido e faz parte do grupo monitorado pelo Instituto que cuida da espécie. O animal vive na região há aproximadamente 13 anos, e mede cerca de 1m40.

Freitas ressaltou que, por questões de segurança, a população não pode interagir com os jacarés, e ao encontrar com o animal deve ligar para a prefeitura, ou para o Corpo de Bombeiros. "É importante informar autoridades que estejam por perto para que a área seja isolada até a chegada dos bombeiros que farão a remoção do animal", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪