A zooterapia é uma técnica valiosa que pude constatar quando apliquei em um asilo aqui no Rio quando conveniada com a Prefeitura. Promovemos os animais que viviam dentro da instituição com banhos frequentes, alimentação, castração, consultas e adestramento. Foi maravilhoso!!!! Os animais antes enxotado pelos funcionários do asilo durante as festinhas que sempre
havia, passaram a ser o foco das atenções.... Os velhinhos que gostavam dos bichos não se socializavam porque eram perseguidas. Começaram a passear com cães e os gatos foram assumidamente para suas camas... Ô, meu Deus, porque você deixou aquelas protetoras me prejudicarem a ponto de acabar com meus projetos lindos e gratificantes? Agora, elas não fazem porcaria nenhuma e a tal da SEPDA nunca chegou aos pés dos trabalhos que realizava no meu convênio! Choro até hoje.....
--------------
Médico afirma que a visita dos animais de estimação diminui a ansiedade e estimula o sistema imunológico dos pacientes. Para voluntários, a experiência é gratificante.
Cães ‘invadiram’ os corredores do Hospital da Criança, em Goiânia, para ajudar na recuperação dos pacientes. Para médicos e pais, o resultado da “terapia” é notório. “Diminui a ansiedade, a dor, acelera a cicatrização de feridas, estimula o sistema imunológico e traz um conforto”, afirma o médico infectologista Fernando Pessoa.
O Projeto Super Visita é um parceria do hospital com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Quinze animais de estimação são levados para brincar com as crianças internadas.
Entre as pacientes está a Joice, que tem dois cães em casa, mas está longe deles devido ao tratamento. Ao ser questionada pela reportagem se a visita diminuiu a saudade dos bichos, a criança não teve dúvida: ‘Dá sim’. A terapia tem reflexo imediato tanto nas crianças quanto nos voluntários. Alexandre Arroio participa do projeto com duas cadelas.
“Um pai relatou que a criança não levantava da cama porque estava mais prostrada ou triste por estar internada. Aí, quando viu um cachorrinho, a criança se levantou na hora, o pai se emocionou, foi muito bom. Já passamos por experiências muito bonitas e gratificantes aqui”, disse o voluntário. Antes de iniciarem as visitas, os animais passam por exames clínicos e testes comportamentais.
Uma das coordenadoras do projeto, a médica veterinária Kellen Oliveira pede que mais pessoas levem seus bichinhos para participarem do projeto. “É uma forma de a gente poder mostrar para a sociedade a importância que tanto os cães quantos os gatos, os animais de estimação em si, têm”, afirma Kellen.
Fonte: G1 Goiás
Todas as espécies de anjinhos,as nao-humanos,as,anjos verdes curam,pertencem a Natureza dos 4 Cantos do Planeta Terra!!! De Deus Vegano!!!!
ResponderExcluirNenhuma dúvida sobre os benefícios da zooterapia em locais reclusos, onde humanos estagiam por motivo de saúde e/ou velhice, mergulhados na rotina enfadonha de remédios, injeções, paredes, recomendações e dietas. Por isso a presença de cães e gatos é tão importante, ao motivar estes asilados para momentos inusitados de emoção e descontraimento, onde a empatia e o acolhimento recíprocos podem sim, realizar "milagres" de cura ou alívio que a medicina tradicional nem sempre alcança. Entidades que apóiam esse trabalho, sinalizam com a evolução que já atingiram ao permitir a visita festiva de animais empenhados no trabalho voluntário de ajudar humanos, porque eles amam fazer isso, além de entenderem perfeitamente o quanto são úteis, necessários e reconhecidos pelos seus tutores e beneficiados. 10 com louvor.
ResponderExcluirEspero, que os pais dessas crianças não prestem atenção apenas na raça do cão e sim na importância que todos eles possuem.
ResponderExcluir