RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

7/19/2018

Jacaré ‘Adílson’ é flagrado em Caiobá

Agora veja só: Adilson está na casa dele e tem gente querendo tirá-lo de lá.... Quando acontecem estes embates fico preocupada com o pobre animal que, a qualquer hora, ganha um pedaço de carne envenenada..... Que os anjos protejam o jacaré Adilson.....
-------------------
“Adílson”, o jacaré mais famoso de Caiobá, balneário de Matinhos, no Litoral do Paraná, foi avistado mais uma vez na
tarde desta terça-feira (17) , em um canal localizado na Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira (PR-412). 

A presença do réptil na região, apesar de inusitada, não é incomum. As imagens foram feitas por Almir Alves, da página Matinhos Agora. De acordo com o veterinário da Secretaria de Meio Ambiente de Matinhos, Takashi Yatsumoto, “Adílson” vive no local há cerca de cinco anos e não oferece perigo para a população, desde que não seja importunado.

“Este jacaré tem até nome e não representa riscos. É possível tirar fotos dele, mas não recomendamos que as pessoas incomodem ou cheguem muito perto do animal, para evitar acidentes. Ele vive neste canal perto do rio, onde se alimenta principalmente de peixes. Durante um tempo ele sumiu, quando o canal foi dragado, mas depois voltou”, explica o veterinário.

De acordo com Yatsumoto, “Adílson” nunca passou por uma identificação oficial, mas por suas características, os veterinários acreditam que ele seja um exemplar de jacaré-de-papo-amarelo, espécie que integra a lista do Ibama de animais em risco de extinção.

Morador de Caiobá
O veterinário relata que vários pedidos para a retirada do jacaré foram feitos à Secretaria de Meio Ambiente, mas todos foram negados após avaliação de órgãos como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade Autarquia (ICMBio) e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), já que o animal é uma espécie da região, não representa ameaça e está totalmente integrado ao ambiente onde vive.

“Nós (humanos) é que invadimos a área destes animais. Encontrar jacaré, lontra e outras espécies de animais silvestres é comum no litoral do Paraná. E isto é um bom sinal, avistar um jacaré perto de um rio demonstra que a água está em condições favoráveis, não tão poluídas”, afirma Yatsumoto.


FONTE: gazetadopovo

Um comentário:

  1. É só não incomodar o jacaré que nada de ruim acontece. Simples assim.

    ResponderExcluir

EM DESTAQUE


Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪